Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-05-2013

Música sertaneja pedida em rádio do RS servia de código na fraude do leite
Investigados no núcleo de Ibirubá usavam preferencialmente ritmo sertanejo. Operação Leite Compensado investiga adulteração no produto no RS.
Música sertaneja pedida em rádio do RS servia de código na fraude do leite
Foto: g1.globo.com

A comunicação entre integrantes do esquema de adulteração de leite no núcleo de Ibirubá, na Região Noroeste, era feita muitas vezes através do rádio. Conforme o promotor Mauro Rochenback, a alternativa era utilizada porque o sinal de celular na região é ruim. O artifício era usado principalmente para a comunicação com caminhoneiros do transporte do produto. A música pedida, com dedicatória, servia como código.

"Eles tinham esse código. Como na região existe dificuldade em falar por telefone, eles usavam esse recurso para se comunicar. Ligavam para a rádio e diziam que queriam oferecer uma música para tal pessoa, e aí aquela pessoa sabia para onde tinha que ir, ou então para onde não poderia ir", disse o promotor. "Eram preferencialmente músicas sertanejas", completou.

No entanto, Rochenback entende que essas escutas não sejam parte importante na investigação. Ele recebeu a informação das escutas, mas ainda não ouviu a gravação. "Não escutei ainda, não faz muita diferença, não tem as identificações", acrescentou.

"Virou motivo de piada", diz radialista

Acostumado a tocar música sertaneja na Rádio Amizade FM, em Ibirubá, o radialista Carlos Cézar se surpreendeu ao saber que as ondas da emissora eram usadas para maquiar o esquema de fraude no leite, revelado pelo Ministério Público nesta semana. Apesar de ser a mais tocada em alguns momentos, ele garante nunca ter desconfiado que "Caminhoneiro", de Chitãozinho & Xororó, poderia servir como senha para avisar motoristas de caminhão sobre a presença de fiscais.

"As pessoas pedem a música e normalmente dedicam para alguma pessoa. Nesse caso, dedicavam para amigos. Essa música era bem frequente, estava entre as mais tocadas em alguns momentos. Mas a gente nunca desconfiou", relata o radialista ao G1. "O assunto está repercutindo bastante na região. Virou motivo de piada entre os moradores", conta.

Apesar dos pedidos de música não levantarem suspeitas, o esquema de fraude no leite já era um assunto que preocupava a comunidade antes das investigações do MP.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir