Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2013

Rússia e EUA examinarão vazamento de amônia na Estação Espacial
Diretor de voo da estação considera ocorrência uma "anomalia muito grave". Amônia começou a vazar de um dos sistemas de refrigeração.
Rússia e EUA examinarão vazamento de amônia na Estação Espacial
Foto: g1.globo.com

Especialistas russos e americanos vão debater o vazamento de amônia procedente de um dos sistemas de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS), informou nesta sexta-feira (10) o diretor de voo do segmento russo da ISS, Vladimir Soloviev, que considera esta uma "anomalia muito grave". As informações são da agência de notícias France Presse.

"Hoje vamos examinar a possibilidade de ordenar a saída da tripulação ao espaço para detectar a procedência do vazamento", disse Soloviev, antes de destacar que até o momento nenhuma decisão foi tomada. "Em geral, não somos contrários", indicou

A agência espacial americana, Nasa, já havia indicado que a tripulação da ISS detectara um vazamento, mas destacou que isto não representava perigo para os astronautas nem para a Estação.
A tripulação atual, composta por seis pessoas, alertou ao centro de controle da ISS, em Houston (Texas, Estados Unidos) sobre a presença de "pequenos pedaços brancos flutuando ao redor da Estação", informou a Nasa em um comunicado.
As imagens divulgadas pela equipe confirmam que o vazamento procede dos sistemas de refrigeração, que há haviam apresentado problemas em 1 de novembro de 2012. A amônia é utilizada para refrigerar os circuitos pelos quais passa a eletricidade produzida pelos painéis solares. Apesar da ocorrência, a estação continua a operar normalmente, de acordo com a Nasa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir