Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2013

Quatro mortos em atentados na Turquia, próximo da fronteira com a Síria
O ministro do Interior turco, Muammer Guler, declarou hoje que quatro pessoas morreram devido às explosões numa pequena aldeia do sul da Turquia próxima fronteira com a Síria e que estas foram atentados com viaturas armadilhadas.
Quatro mortos em atentados na Turquia, próximo da fronteira com a Síria
Foto: sicnoticias.sapo.pt

Duas viaturas com explosivos explodiram perto da Camara Municipal e do posto fronteiriço em Reyhanli, referiu ainda o ministro, segundo a Anatolia.

Além das vítimas mortais, 18 pessoas ficaram feridas devido às explosões, referiu o ministro turco.

"Vamos investigar e esclarecer tudo", disse ainda o ministro em declarações aos jornalistas, das quais uma parte foi transmitida pelo canal de notícias NTV.

As explosões ocorreram cerca das 13:45 locais (10;45 em Lisboa) nos arredores da cidade de Reyhanli, uma cidade na província de Hatay, situada a poucos quilómetros de um importante posto fronteiriço com a Síria, precisa a NTV.

As explosões ocorreram um dia depois da divulgação de que nas fileiras da organização terrorista Al-Qaida estão cerca de 2.000 cidadãos turcos, que vivem no próprio país, segundo o jornal diário "Cumhuriyet".

Segundo o jornal turco, um relatório da Organização Nacional de Inteligência da Turquia afirma que 2.000 turcos receberam treino militar em bases da Al-Qaida no Afeganistão, no Paquistão, na Bósnia e na Chechénia, e que depois regressaram ao seu país para formarem células do grupo.

"Dois mil membros da Al-Qaida estão entre nós", afirma o diário turco, na sua edição de sexta-feira, acrescentando que houve cidadãos turcos a participar em combates no Afeganistão.

Nos relatórios dos serviços de inteligência turcos também há uma referência ao grupo radical islâmico Hezb-ut Tahrir, que se apresenta como uma organização política mas que dispõe de milícias armadas que participaram na luta contra o regime do Presidente Bashar al-Assad, na Síria.


Lusa

Fonte: sicnoticias.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir