Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2013

Mubarak reaparece em tribunal em julgamento por mortes de manifestantes
O ex-presidente eg�pcio Hosni Mubarak voltou ao tribunal neste s�bado para um novo julgamento sob a acusa��o de cumplicidade no assassinato de manifestantes.
Mubarak reaparece em tribunal em julgamento por mortes de manifestantes
Foto: AFP

Mubarak e seu ex-ministro do Interior, Habib el-Adli, foram condenados � pris�o perp�tua em junho passado por n�o ter impedido a morte de mais de 800 pessoas durante a revolta de 2011 . Mas um tribunal ordenou um novo julgamento, em janeiro, depois de aceitar apelos, da acusa��o e da defesa.

Depois de uma sess�o de transmiss�o de tr�s horas ao vivo pela televis�o estatal, durante a qual as acusa��es foram lidas e o Minist�rio P�blico fez uma declara��o, o processo foi adiado. A pr�xima audi�ncia foi marcada para 8 de junho.

A promotoria prometeu oferecer novas evid�ncias, incluindo relat�rios de uma comiss�o de sindic�ncia criada pelo presidente Mohamed Mursi em 2012.

Os resultados n�o foram tornados p�blicos, como prometido por Mursi, mas vazamentos publicados pelo jornal brit�nico The Guardian, no m�s passado, mostra que militares estavam envolvidos em torturas, assassinatos e desaparecimentos for�ados durante a revolta.

Mubarak, 85, foi levado � gaiola onde ficam os r�us em uma cadeira de rodas. Quando ele entrou, alguns na sala de audi�ncias gritaram: "O povo quer que o a�ougueiro executado."

Vestindo �culos de aviador, ele levantou o bra�o para confirmar sua presen�a ao juiz Ahmed al-Rasheedy. Ele acenou com o bra�o em nega��o quando perguntado pelo juiz para responder �s acusa��es.

Seus dois filhos, Alaa e Gamal, ficaram ao lado dele vestidos com uniformes de pris�o brancos. Eles enfrentam acusa��es de corrup��o.

O julgamento em uma academia de pol�cia na periferia do Cairo deveria ter ocorrido no m�s passado, mas foi adiado quando o juiz anterior absteve-se.

Mubarak est� detido em pris�o Torah, nos arredores da capital. Ele permanece na pris�o apesar das ordens de liberta��o, porque ele enfrenta acusa��es em outro caso de corrup��o.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir