Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 11-05-2013

Com isenção fiscal, Grã-Bretanha atrai filmagens de novo "Star Wars"
Para ser palco do novo filme da série, país promoveu até encontro de executivos com ministro das Finanças.
Com isenção fiscal, Grã-Bretanha atrai filmagens de novo
Foto: g1.globo.com

O mais recente filme da série Star Wars será filmado na Grã-Bretanha, segundo informações da produtora Lucasfilm, responsável pela franquia.
Para atrair as filmagens do sétimo filme da série de ficção científica, o ministro das Finanças britânico, George Osborne, chegou a ter reuniões com executivos da Dinesy, proprietária da Lucasfilm, em Londres, no início do ano. E a produção deverá usufruir de isenção fiscal.

A produção do longo metragem deverá ter início no ano que vem e a previsão é de que o lançamento aconteça em 2015.

Nos últimos anos, centenas de filmes se beneficiaram do esquema de isenção fiscal para produções cinematográficas que determina que pelo menos 25% do total de gastos com uma produção sejam feitos na Grã-Bretanha.

Os produtores podem pedir até um total de isenção fiscal equivalente a até 80% do valor do orçamento das filmagens na Grã-Bretanha.

O ministro George Osborne afirmou que a decisão da Lucasfilm era uma "prova clara" de que os incentivos oferecidos para os grandes estúdios de cinema estão fazendo do país um destino atraente.

"Eu acredito ser um voto de confiança na indústria criativa da Grã-Bretanha. E um grande filme como esse - uma das mais famosas, talvez a mais famosa franquia cinematográfica do mundo - traz com ele não apenas empregos para atores e diretores, mas também a todas as outras pessoas por trás dessa grandiosa produção", afirmou.

Os comentários do ministro das Finanças foram realizados durante um encontro do G7, o grupo dos países mais ricos do mundo, realizado em Londres.

Osborne revelou ainda que seu personagem favorito da série era o piloto Han Solo, vivido pelo ator Harrison Ford.

Retorno às raízes
Filmagens de produções mais antigas da série Star Wars também foram realizadas na Grã-Bretanha.

Em um comunicado, a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, afirmou: "Dedicamos muito tempo e atenção para revisitar as origens de Star Wars como inspiração para o novo filme. Estou empolgada em retornar à Grã-Bretanha".

O ator britânico Warwick Davis, que interpretou um ewok em Star Wars: Episódio 6 - O Retorno do Jedi, afirmou que a decisão representa um "retorno às raízes".

"Foi onde Star Wars começou, em 1976", afirma, em referência ao primeiro filme da série, Star Wars: Episódio 4 - Uma Nova Esperança, que foi filmado nos estúdios Elstree, na região de Hertfordshire, na Inglaterra.

Além desse, os outros dois filmes que compõem a trilogia original, Star Wars: Episódio 5 -
O Império Contra-Ataca e Star Wars: Episódio 6 - O Retorno do Jedi, foram filmados na Grã-Bretanha.

O próximo filme da série, que retomará a trama do ponto em que ela parou em O Retorno do Jedi se chamará Star Wars: Episódio 7 e será dirigido por JJ Abrams, de Star Trek. O roteiro será assinado pelo autor Michael Arndt, de Pequena Miss Sunshine.

Os seis filmes da franquia Star Wars renderam até hoje um total de US$ 4,4 bilhões (cerca de R$ 9 bilhões).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir