Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-05-2013

O orgulho de ser brasileiro
H� poucos dias um dileto amigo perguntava minha opini�o sobre o uso de express�es inglesas no cotidiano dos brasileiros. A solu��o seria mais uma lei?
O orgulho de ser brasileiro

O fato � que a preocupa��o com o idioma nacional n�o � exclusiva dos brasileiros. Em 2006 o uso de placas de lojas e restaurantes em ingl�s foi proibido em Shanghai, na China. Um porta-voz do governo, � �poca, assim declarou: "placas em idioma estrangeiro dificultam a compreens�o das pessoas e criam barreiras de comunica��o entre chineses".

Ainda naquele ano, na R�ssia, o Parlamento aprovou uma mo��o proibindo o uso dos termos "D�lar" e "Euro" pelas autoridades, quando fosse poss�vel a refer�ncia � moeda nacional, o Rublo. H� poucos meses, demonstrando preocupa��o com os s�mbolos nacionais, os legisladores russos se rebelaram at� contra as propagandas de "Coca-Cola" pintadas na lateral das m�quinas de vender refrigerantes daquela Casa de Leis.

Aqui mesmo no Brasil, uma lei de 1997 penaliza com multa quem cometer erros de gram�tica ou ortografia na cidade de Pouso Alegre (MG). E em Guaruj� (SP), desde 2002, erros de portugu�s em faixas e placas s�o punidos com multas.
Esta preocupa��o com o idioma nacional � saud�vel. Ainda na semana passada um amigo, m�dico conceituado em Vit�ria, me dizia da dificuldade de passar para um paciente humilde, do interior distante, o nome do pr�dio no qual tem consult�rio - um dos "Medical Health Surgery Diagnostic Center Plaza Building Tower" da vida.

Ocorre, no entanto, que dificilmente uma lei consegue alterar esta realidade � servir� mais como elemento inspirador. Uma baliza, um alerta, eis o grande m�rito deste tipo de iniciativa. A solu��o do problema, por�m, vir� principalmente da forma��o de uma consci�ncia nacional e de um sentimento de brasilidade no seio de nossas classes mais instru�das.

Todos vemos, por exemplo, as humilha��es a que s�o submetidos os brasileiros em viagem para alguns pa�ses - at� os sapatos de um Ministro de Estado que representava o Brasil j� mandaram tirar, durante lament�vel "baculejo" em um aeroporto. No entanto nossas elites continuam indo para l�, alegremente! As discrimina��es? Ora, busque-se ter um passaporte estrangeiro!

Nossos compatriotas t�m sido barrados e deportados aos milhares, da forma mais humilhante poss�vel, de pa�ses que j� nos abarrotaram de gente - e, no entanto, continuamos entregando nossas melhores empresas a grupos destes mesmos pa�ses, aprofundando a cada dia mais um vergonhoso e perigoso processo de desnacionaliza��o do nosso parque industrial.

A grande verdade � que a vis�o desfocada das nossas elites tem criado um Brasil que reserva aos estrangeiros o melhor de sua paci�ncia, compreens�o e generosidade. J� aos seus filhos mais humildes, preconceituosamente rotulados de "Z�-Povinho", reserva-se um sentimento at� dif�cil de descrever, que gravita em algum lugar entre a vergonha e a indiferen�a, como se culpados fossem pelo atraso que nos flagela - logo eles, que quase nunca gerenciaram nossos servi�os de transporte, sa�de, seguran�a, educa��o etc.

E � assim que o "Z�-Povinho", mais v�tima que culpado, dentro em breve decerto precisar� at� de alguma lei para conseguir entender, sem a ajuda de int�rpretes, o que nossos letrados est�o a dizer e escrever.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir