Categoria Religião  Noticia Atualizada em 15-05-2013

Papa Francisco deve celebrar missa em português no Santuário Nacional
Pontífice fez o pedido para ter comunicação mais próxima com brasileiros. informação é do bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli.
Papa Francisco deve celebrar missa em português no Santuário Nacional
Foto: g1.globo.com

O Santuário Nacional de Aparecida informou que a missa celebrada pelo Papa Francisco na cidade deve ser realizada em português a pedido do pontífice argentino, que busca uma comunicação mais próxima com os brasileiros. A informação foi transmitida por Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida.

A visita do Papa a Aparecida irá acontecer durante a Jornada Mundial da Juventude. O pontífice argentino irá deixar o Rio de Janeiro por volta das 8h do dia 24 de julho e de helicóptero vai a Aparecida. Antes de celebrar a missa, ele irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional em uma capela reservada dentro da Basílica. A imagem vista pelos fiéis no Santuário tem um nicho especial, que gira em 360°, e faz com que a santa possa ser vista no interior da capela.

O papa ficará na capela reservada aproximadamente meia hora para venerar a imagem e apenas seis pessoas devem estar presentes no momento. "Será um momento muito íntimo e de contemplação", disse Dom Darci.

Inicialmente, pelo roteiro do Vaticano, a missa, ponto alto da visita, será às 10h dentro da Basílica, com capacidade máxima para 30 mil pessoas. Mas a intenção dos religiosos do Santuário é que a celebração seja fora da Basílica, já que a capacidade pode ser aumentada para 250 mil pessoas.

"Mesmo que o Vaticano prefira manter a missa do lado de dentro, já estamos nos organizando para que haja também uma bênção e uma palavra do Papa Francisco do lado de fora, para a multidão. Aparecida é o onde bate o coração católico do Brasil e por isso a missa precisa contemplar o maior número possível de fiéis", explicou Nicioli.

Todos os detalhes do trajeto do papa em Aparecida e da missa serão definidos somente em junho, quando uma comitiva do Vaticano fará uma nova visita ao Santuário. Após a celebração, ainda está previsto um passeio de papamóvel até o Seminário Bom Jesus, onde o pontífice irá almoçar com autoridades e repousar antes de retornar ao Rio de Janeiro.

Nova visita

Mesmo faltando ainda pouco mais de dois meses para a visita, o bispo já anunciou que o Papa pode voltar à Aparecida em 2017, quando se comemora o aniversário de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora, no Rio Paraíba. "Será o Ano Mariano. Vamos pedir ao Papa que volte, para participar da grande festa que já estamos organizando", disse Dom Darci.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir