Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2013

Museu de Araruama, RJ, está fechado por problemas estruturais
Cupins e infiltrações estão acabando com paredes, rodapés e acabamentos. Peças do século XIX estão guardadas em depósito; tetos estão desgastados.
Museu de Araruama, RJ, está fechado por problemas estruturais
Foto: g1.globo.com

Cultura, história e conhecimento estão trancados há meses no Museu Aequeológico de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Criado no século XIX, o museu fica localizado as margens da rodovia RJ-124, a Via Lagos, na altura do km 25. Com o passar dos anos, sem a manutenção devida, o local que também é conhecido como Fazenda Aurora foi tomado por cupins, tetos desgastados e infiltrações.

São quatro prédios que guardam a história de escravos, indígenas e senhores de engenho. Atualmente no local onde as escravas ficavam, um depósito. Segundo o diretor de patrimônio do município, Moacir Gomes, o museu está fechado desde o ano passado. As peças e objetos que antes ficavam no local foram transferidas para outros museus do estado do RJ e para a casa de cultura de Araruama. Ainda segundo Moacir Gomes, a fazenda era local onde se comercializava escravos, alguns participaram da Guerra do Paraguai.

Toda a construção é composta pela casa principal, duas senzalas e um anexo onde funcionava uma cozinha. A prefeitura tentar firmar um convênio com o Laboratório de Arqueologia Brasileiro para continuar os trabalhos de recuperação do local. Uma proposta já foi enviada, ela estaria em análise pelo laboratório.


Peças do século XIX estão cobertas por lona em depósito do museu. (Foto: Heitor Moreira/G1)



Cupins tomaram conta de grande parte da estrutura de madeira. (Foto: Heitor Moreira/G1)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir