Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-05-2013

Planalto não entrará em choque com PMDB por causa de MP dos Portos
Depois de votação tumultuada na Câmara, o governo reconhece falhas na articulação com Congresso. A ordem, no entanto, é olhar para frente e evitar revide com PMDB.
Planalto não entrará em choque com PMDB por causa de MP dos Portos
Foto: noticias.terra.com.br

Depois de reconhecer nos bastidores que houve falha na articulação do governo durante as negociações com o Congresso da Medida Provisória 595, a ordem no Palácio do Planalto é olhar para frente e não entrar no revide com o PMDB que, na última hora, foi fundamental para aprovar a medida na Câmara e no Senado . A proposta, conhecida como MP dos Portos foi aprovada no Senado com 53 votos a favor, sete contrários e cinco abstenções.

No final das contas, manter a boa relação e a aliança prioritária com o PMDB para a reeleição de Dilma, com Michel Temer como vice, foi considerada a melhor opção, mesmo diante dos desencontros registrados inicialmente na Câmara com o líder do PMDB Eduardo Cunha.

A condução das negociações da medida, editada no ano passado, esteve todo tempo a cargo da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que jogou duro ao recuar em pontos que, segundo líderes no Congresso, já estavam acertados com representantes dos trabalhadores, empresários e congressistas.

Há a avaliação na base do governo de que as dificuldades para aprovar a proposta ocorreram muito mais pela articulação desastrada do Planalto nessa matéria do que pela relação com o maior partido aliado, o PMDB e pelas articulações conduzidas pelo seu líder, Eduardo Cunha (RJ) que relatou a proposta na Câmara.

O cronograma traçado pelo próprio governo que incluía a apresentação do relatório no dia 3 de abril e a votação da matéria no dia 10 de abril foi cumprido e a medida só entrou em votação na Câmara às vésperas de perder a validade.

Somando o tempo das sessões de votação na Câmara foram 41 horas na terça e na quarta-feira. Nesta quinta, último dia de vigência da MP, oposição e governo se enfrentaram por quase oito horas sobre a matéria até aprová-la, a toque de caixa.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, apesar de ter cumprindo o compromisso com o Planalto de votar a matéria antes do prazo validade de medida protestou contra a demora do governo em fechar um acordo e encaminhar a matéria. Ele disse que seria a última vez que colocaria uma matéria em votação nessas condições e que, daqui para frente, as medidas serão apreciadas com um prazo mínimo de sete dias de chegada ao Senado

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir