Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-05-2013

Hollande agradece aos contribuintes franceses pelos impostos pagos
O socialista agradeceu aos cidad�os franceses, em especial aos mais ricos, pelos impostos que pagam ao pa�s, sublinhando o esfor�o feito pelos contribuintes para cumprirem com as obriga��es fiscais.
Hollande agradece aos contribuintes franceses pelos impostos pagos
Foto: www.abola.pt

Hollande prometeu ainda tentar evitar uma nova sobrecarga fiscal sobre os contribuintes.

"Pedimos muito aos franceses em 2012 e 2013. Tem sido duro", afirmou esta quinta-feira, 16 de Maio, Fran�ois Hollande, a prop�sito do seu primeiro ano como presidente de Fran�a. "Quero agradecer os esfor�os dos contribuintes, incluindo os mais ricos, porque temos pedido muito ao povo franc�s", acrescentou, cita a Bloomberg.

Com a popularidade em n�veis m�nimos, o pa�s em recess�o t�cnica e o desemprego em m�ximos hist�ricos, Hollande tem encetado esfor�os para n�o perder o apoio para o seu programa socialista, que pode incluir, como referiu ontem o presidente franc�s, o aumento da idade da reforma e mais cortes na despesa p�blica.

As declara��es do socialista franc�s sublinham a tentativa de uma reaproxima��o �s classes empresariais � por altura da sua campanha eleitoral, Hollande disse que as finan�as eram o seu "grande advers�rio" e que "n�o gostava" dos mais ricos -, atrav�s do combate ao desemprego, do est�mulo ao investimento e competitividade de Fran�a.

O plano inicial do presidente franc�s de taxar a 75% os rendimentos acima de um milh�o de euros foi anulado pelos tribunais franceses. Contudo, Hollande mant�m a inten��o de taxar a 75% os sal�rios anuais acima desse valor, tendo come�ado j� por taxar as propriedades imobili�rias dos cidad�os mais ricos.

"Quanto mais cortes na despesa p�blica conseguirmos implementar, menos ter�o de subir os impostos", sublinhou Hollande. "O ideal seria n�o aumentar o imposto sobre os im�veis em 2014".

Durante a confer�ncia de imprensa de mais de duas horas e meia no Eliseu, o presidente franc�s apontou a reforma do sistema de pens�es e os est�mulos aos investimento, tanto a n�vel europeu, como a n�vel nacional, como as prioridades para o segundo ano do seu mandato.

Hollande falou ainda da rela��o com a Alemanha e Angela Merkel, referindo que a lideran�a franco-germ�nica da Europa requer um compromisso maior. "Conseguimos sempre demonstrar a nossa raz�o � senhora Merkel, mesmo que isso leve tempo", apontou o presidente. "Obviamente que preferia que fossemos mais r�pidos [no al�vio das medidas de austeridade], acrescentou, sublinhando que "Merkel est� ciente de que os alem�es j� fizeram grandes esfor�os e n�o podem ser chamados a pagar pela d�vida dos outros".

Quanto � possibilidade do Reino Unido deixar a zona comum, Hollande afirmou que gostaria que o pa�s continuasse na Uni�o Europeia. Sublinhou, por�m, que a uni�o j� existia muito antes de o Reino Unido aderir em 1973 e que a sua prioridade � a Zona Euro, da qual o Reino Unido n�o � membro.

Hollande teve oportunidade para falar ainda sobre os seus projectos para a Europa, defendendo que a zona da moeda �nica deveria ter o seu pr�prio "governo econ�mico" e a possibilidade "gradual" de emitir d�vida.

Fonte: www.jornaldenegocios.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir