Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2013

Superintendente da Caixa esclarece boatos com Bolsa Família
Boato de que dinheiro extra seria liberado causou confusão nas agências. "Quem recebeu, recebeu o benefício do mês", diz superintendente.
Superintendente da Caixa esclarece boatos com Bolsa Família
Foto: g1.globo.com

O fim de semana foi de muita reclamação, prejuízos e frustração para quem recebe dinheiro do programa Bolsa Família. Só em São Luís, são 80 mil pessoas. Uma informação não-oficial de que seria liberado um dinheiro extra acabou sendo divulgada para os inscritos do Bolsa Família, que foram às agências da Caixa para sacar o suposto benefício.

Nesse domingo (19), algumas agências, como a do bairro São Francisco, chegaram a ser fechadas para evitar atos de vandalismo. A história gerou tensão e, pelo menos, nove serviços de autoatendimento foram depredados no sábado (18), no Maranhão. Algumas pessoas afirmaram que a Polícia Militar agiu com truculência ao tentar conter a população. A PM não quis comentar a atuação da operação do Batalhão de Choque.

Em entrevista ao Bom dia Mirante nesta segunda-feira (20), o superintendente da Caixa no Maranhão, Hélio Duranti, desmentiu novamente, a história "O problema foi esse boato, de que o programa acabaria, de que a Caixa fecharia na segunda-feira, e nenhum deles verdadeiro. O caminho para esclarecer essa informação é sempre o site da Caixa, ou o 0800 que a Caixa disponibiliza. Eu mesmo fui pessoalmente às agências e dava a informação. A Caixa tomou conhecimento desses boatos de sexta para sábado e foram tomadas medidas no sentido de preservar a integridade física dessas pessoas" declarou.

O superintendente esclareceu, ainda, que uma das medidas tomada pela Caixa Econômica para evitar maiores tumultos foi a disponibilização antecipada do benefício do mês. "Quem recebeu, recebeu seu benefício do mês, não houve nenhum extra. As pessoas que sacaram só receberão novamente o benefício no mês que vem. Houve apenas uma antecipação do benefício do mês. Essa antecipação foi tomada para evitar maiores problemas. O calendário do Bolsa Família 2013 vai estar disponível para todas as pessoas que foram às agências", disse.

O próprio governo federal esclareceu a questão, afirmando, por meio de nota, que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. Foi assegurado que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa.

Veja as notas oficiais divulgadas:
"MDS desmente suspensão do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."

"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir