Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2013

CPTM adia compra bilionária de novos trens em SP
A compra de 65 novos trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sofreu um novo atraso, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
CPTM adia compra bilionária de novos trens em SP
Foto: info.abril.com.br

A maior compra da história da empresa e a maior do mundo no momento enfrenta empecilhos desde agosto de 2012. A licitação, que antes era apenas nacional, chegou a ser suspensa no ano passado e refeita, abrindo-se à participação de empresas estrangeiras, já que o preço oferecido pelas fabricantes brasileiras tem ficado acima do que o Estado acha justo. A compra é estimada em R$ 2 bilhões e as primeiras composições deveriam ser entregues até o início de 2014.

O novo atraso ocorreu anteontem, quando deveriam ter sido abertos os envelopes com os preços das fabricantes. Um mandado de segurança obtido pela CAF, empresa espanhola com fábrica no Brasil, permitiu que ela apresentasse uma consideração sobre favores fiscais conferidos às empresas estrangeiras. Segundo o advogado Anivaldo dos Anjos Filho, que representa a CAF, a vantagem para as estrangeiras está nos impostos de importação. "Dão uma vantagem de 15% para as empresas estrangeiras", disse. A CPTM diz que aceitou os envelopes da CAF, mas que a data da abertura dos envelopes ainda será divulgada. A CAF é a única empresa que continua no processo, contra três fabricantes de trens da Ásia.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir