Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-05-2013

Após testar prótese, ciclista da Paulista sonha com braço tatuado
Empresário de Sorocaba (SP) vai doar a prótese para David dos Santos. "A bola ainda rola", comenta o jovem animado com a nova prótese.
Após testar prótese, ciclista da Paulista sonha com braço tatuado
Foto: g1.globo.com

O ciclista que foi atropelado na Avenida Paulista e perdeu o braço fez na manhã desta sexta-feira (24), em Sorocaba (SP), o primeiro teste para a prótese que vai receber. David dos Santos Souza, de 21 anos, ganhou a adaptação biônica de um empresário da cidade e que deve ficar pronta em 30 dias.

"Vai ter tatuagem, né?", questionou David, logo que chegou à clínica. "Vou malhar tríceps ou bíceps? Tem mais testes? Pra eu cansar vai o dia inteiro". Foi assim, com piadas sobre a própria condição, que David demonstrou que o acidente não o abalou. É esse comportamento que faz com que os fisioterapeutas acreditem no sucesso da adaptação à prótese. "Ele vai conseguir aproveitar a prótese em 100% e é por causa da cabeça dele", comentou o fisioterapeuta Anderson Nolé.

Os fisioterapeutas tiraram moldes para a fabricação da prótese, que vai contar com um cotovelo com comando cerebral e mão biônica controlada pelo bíceps e pelo tríceps. O custo da prótese - a mais moderna disponível no mercado - é de R$ 320 mil. Nelson Nolé, dono da clínica, doou a adaptação a David, além de todo o acompanhamento. "Tudo será revestido por uma luva totalmente tatuada", revelou Anderson Nolé, que vai atender ao pedido do ciclista.

A prótese vai ajudar David em sua nova rotina. Em meio a fisioterapia, aulas e cursos, o jovem conta que a rotina já é outra. "Minha vida está até mais agitada. A semana passa voando. Essa fase de aprendizagem não está difícil, não. Tem gente muito pior do que eu", comentou o rapaz, que anda dispensando cursos de inglês e de desenho por falta de tempo.

Ele faz aulas semanais de sertanejo universitário, vai à escola e às sessões de fisioterapia que duram o dia inteiro. "Semana passada eu andei de bicicleta de Diadema a Guarapiranga", contou, surpreso com o próprio desempenho.

David vai começar na próxima segunda-feira (27) um curso de brigadista e socorrista. Assim que terminar já tem emprego garantido. "Vou dar aulas de primeiros-socorros. Quero ensinar as pessoas a socorrer e a agir em casos como o meu, de atropelamento", relata. Com o dinheiro que ganhar, ele planeja fazer faculdade de engenharia civil.

A mãe de David, Antonia Ferreira dos Santos, abandonou o emprego para acompanhar a nova rotina do jovem. "Vou com ele para todos os lugares. Ele até deve enjoar de mim. Só dou sossego quando ele vai na escola ou no baile", conta a mãe, que está admirada com a força de David.

"Quando eu entrei no hospital e o vi todo enfaixado, a primeira coisa que ouvi dele é o que me dá forças até hoje. "Mãe, se fossem os dois braços isso não iria me abater. Imagina um só". Eu fui para apoiá-lo e quem me apoiou foi ele", conta a mãe, orgulhosa da superação do filho. Ela garante que a felicidade de David hoje é maior do que a da época do acidente.

Sobre a mobilização de pessoas dispostas a ajudar, Antonia se diz muito feliz. "Eu nunca teria condições de dar a ele tudo o que estão oferecendo. Nós dispensamos cursos de inglês, por exemplo, por falta de tempo. Isso me deixa muito emocionada", declara a mãe.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir