Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 31-05-2013

Asteroide passa perto da Terra nesta sexta-feira
Astr�nomos afirmam que aproxima��o n�o representa perigo e que evento ser� uma �tima oportunidade para estudar um asteroide.
Asteroide passa perto da Terra nesta sexta-feira
Foto: midiacon.com.br

O asteroide 1998 QE2, de 2,7 quil�metros de comprimento, vai passar perto da Terra nesta sexta-feira (31). �s 17h59 (hor�rio de Bras�lia), momento da aproxima��o m�xima, o asteroide vai ficar a apenas 5,8 milh�es de quil�metros da Terra, ou cerca de 15 vezes a dist�ncia da Terra � Lua. Astr�nomos da Nasa afirmam que o objeto n�o representa perigo para o planeta e poder� ser visto em telesc�pios de 70 metros de di�metro.

Esta ser� a maior aproxima��o em dois s�culos do asteroide 1998 QE2, descoberto em agosto de 1998 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (na sigla em ingl�s, MIT), dos Estados Unidos. Em fevereiro deste ano, outro asteroide, o 2012 DA14 passou ainda mais perto da Terra � a 27,7 mil quil�metros de dist�ncia, ou um d�cimo dos 384 mil quil�metros que separam a Terra da Lua. No mesmo dia, coincidentemente , um meteorito atingiu a regi�o dos Montes Urais , na R�ssia, provocando grande estrago.

"O asteroide 1998 QE2 ser� um interessante alvo para os telesc�pios Goldstone e Arecibo. Podemos conseguir uma s�rie de imagens em alta resolu��o que mostrar�o detalhes interessantes de sua superf�cie", disse em comunicado Lance Benner, astr�nomo do telesc�pio Goldstone, da Nasa. "Sempre que um asteroide se aproxima da Terra, ele fornece uma importante oportunidade para estud�-lo em detalhe e assim poder entender o seu tamanho, forma, rota��o, caracter�sticas da superf�cie e o que eles podem nos dizer sobre sua origem."

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir