Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-06-2013

Joe Biden diz que o Brasil mostra que a democracia leva ao desenvolvimento
O vice-Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje no Brasil que as mudan�as sociais ocorridas neste pa�s nos �ltimos anos s�o uma prova de que a democracia � a via mais segura e r�pida para o desenvolvimento.
Joe Biden diz que o Brasil mostra que a democracia leva ao desenvolvimento
Foto: sicnoticias.sapo.pt

"O Brasil j� n�o � um pa�s emergente. O Brasil j� emergiu e mostrou que n�o � preciso escolher entre democracia e desenvolvimento", que "se pode ter desenvolvimento em democracia" e que "a democracia �, tamb�m, o melhor caminho para o desenvolvimento", afirmou Biden junto do seu hom�logo brasileiro, Michel Temer.

Biden falou aos jornalistas depois de uma reuni�o de trabalho com Temer e de uma reuni�o privada com a chefe de Estado brasileira, Dilma Rousseff.

O vice-Presidente dos Estados Unidos valorizou a "sensibilidade social" da Presidente brasileira e as pol�ticas de apoio aos mais pobres aplicadas no Brasil, considerando que permitir�o elevar milh�es de pessoas � classe m�dia da sociedade. "O Brasil j� n�o � um pa�s em desenvolvimento. � um pa�s desenvolvido" e em grande parte por essas pol�ticas de promo��o social, observou.

Biden assegurou que o encontro com Rousseff foi "muito �til" e permitiu abordar diversos assuntos que servir�o para elaborar uma "ampla agenda" de trabalho entre os dois pa�ses, que vai voltar a ser discutida em outubro, quando a Presidente brasileira visitar Washington. Dos v�rios pontos dessa agenda, Biden citou o com�rcio bilateral, o combate ao protecionismo, a coopera��o na energia e educa��o, a luta contra a viol�ncia de g�nero e outros temas em que "o Brasil e os Estados Unidos podem ajudar-se", "aprender um com o outro" e colaborar com pa�ses terceiros.

A escala em Bras�lia � a �ltima de uma ronda feita por Biden esta semana e que incluiu visitas � Col�mbia e Trinidad e Tobago, de forma a assinalar o esfor�o dos Estados Unidos para estreitar la�os com os pa�ses da Am�rica Latina e das Cara�bas.

Lusa

Fonte: sicnoticias.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir