Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-06-2013

Ministério da Saúde irá ampliar Centros de Parto Normal
A expectativa é que até 2014 sejam implantados 280 centros no Brasil.
Ministério da Saúde irá ampliar Centros de Parto Normal
Foto: veja.abril.com.br

O Ministério da Saúde estabeleceu novas diretrizes para a implantação e habilitação de Centros de Parto Normal (CPN) e para a organização da Atenção à Saúde na Gestação de Alto Risco. As medidas foram estabelecidas em duas portarias publicadas nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério, a expectativa é que até 2014 sejam implantados 280 Centros de Parto Normal no País. Esses centros serão vinculados a estabelecimentos hospitalares já existentes, podendo ser implantados dentro das dependências do local, ou na área externa, desde que respeitando um limite máximo de 200 metros de distância.

Gestação de alto risco — A pasta determina ainda a ampliação de maternidades especializadas em gestão de alto risco. O Ministério da Saúde estima um investimento de 123 milhões de reais por ano, que deve beneficiar 390.000 mulheres. São consideradas gestantes de alto risco as grávidas portadoras de doenças que podem se agravar durante a gestação, como hipertensão, diabetes, infecções, doenças do coração e do aparelho circulatório.

Atualmente, existem 196 maternidades de referência em gestação de alto risco habilitadas pelo Ministério. A expectativa, com a nova portaria, é de que esse número chegue a 390.

A portaria também determina o repasse de incentivos para a implantação, ampliação, reforma e custeio das Casas da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), espaços de cuidado vinculados às maternidades de alto risco. As CGBP têm capacidade para acolher 10, 15 ou 20 gestantes e puérperas (que pariu recentemente), proporcionando atendimento humanizado e evitando que a mulher fique internada no hospital.

No ano passado, foram aprovados 33 projetos para implantação dessas casas no Brasil, sendo 14 para construção, dois para reforma e 17 para ampliação. Desse total de obras, estão previstas pelo menos 18 em funcionamento até o fim de 2014.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir