Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 01-06-2013

Asteroide gigante passou perto da Terra
O asteroide gigante 1998 QE, de 2,7 quil�metros de di�metro, aproximou-se quase 5,8 milh�es de quil�metros da Terra, de acordo com a NASA.
Asteroide gigante passou perto da Terra
Foto: www.abola.pt

O objeto espacial, cinco vezes maior do que um navio transatl�ntico, n�o voltar� a passar t�o perto do planeta azul nos pr�ximos dois s�culos.

Segundo a NASA, o momento em que o asteroide mais se aproximou da Terra foi registado �s 21.59 horas [hora em Lisboa], na costa leste norte-americana. A dist�ncia a que ficaram nesse momento equivale a quinze viagens entre a Lua e a Terra.

Contudo, no momento em que esteve mais perto da Terra n�o foi poss�vel observ�-lo com bin�culos, mas apenas com grandes telesc�pios, dado que o seu brilho visual m�ximo se situou na magnitude 11 � escala relativa � vista humana em que as estrelas mais brilhantes s�o classificadas com 1; a olho nu, as pessoas s� conseguem observar estrelas at� � magnitude 6.

O asteroide 1998 QE, descoberto em agosto de 1998 por astr�nomos do projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR), do MIT, tem uma lua.

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir