Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-06-2013

Milhares de pessoas protestam na Alemanha contra a austeridade
Maior manifesta��o aconteceu em Frankfurt, com 5 mil pessoas. Grupos protestam contra pol�ticas de austeridade e crise.
Milhares de pessoas protestam na Alemanha contra a austeridade
Foto: g1.globo.com

Milhares de pessoas sa�ram neste s�bado (1�) �s ruas da cidade alem� de Frankfurt para protestar contra as pol�ticas de austeridade aplicadas na Europa, em resposta a uma convoca��o do grupo Blockupy, constatou um jornalista da AFP.

A maior destas manifesta��es ocorreu em Frankfurt, onde mais de 5.000 pessoas - segundo uma estimativa da pol�cia - se reuniram no centro da cidade antes de iniciar uma marcha em dire��o � sede do BCE, entidade que completa neste s�bado 15 anos de sua cria��o.

Sindicatos e organiza��es de esquerda (como Verdi, IG Metall, o partido Die Linke, Attac, entre outros), d�o, desta forma, continuidade a outra manifesta��o organizada na sexta-feira e que reuniu cerca de 2.000 pessoas em protesto contra a especula��o agr�cola.

"Devemos dizer claramente que a pol�tica do banco central europeu e da troica, submetidas � influ�ncia capital do governo federal, n�o � a solu��o", disse � AFP o porta-voz do Blockupy, Roland Suss.

"Perten�o � gera��o do baby boom e tivemos uma vida relativamente boa. Mas agora estamos lutando por nossa pr�pria sobreviv�ncia", disse � AFP Marica Frangakis, de 62 anos, uma manifestante grega que participa do grupo Attac.

Na Gr�cia, acrescentou Frangakis, "as pessoas est�o desesperadas por uma crise de cinco anos" e, por isso, faz "bem ver pessoas (na Alemanha) que tamb�m se sentem envolvidas pela crise".

"Estou feliz de ver as pessoas juntas para expressar sua solidariedade", afirmou. "Precisamos de mais solidariedade. O capital est� unido e forte, no entanto mais e mais vozes se expressam na Europa em nome da esquerda", disse Frangakis.

Ao meio-dia, a pol�cia alem� havia refor�ado a vigil�ncia ao redor do protesto. Os agentes policiais abordaram os manifestantes que usavam m�scaras para que as retirassem e participassem do protesto com o rosto descoberto.

J� em Lisboa, Portugal, uma manifesta��o contra as pol�ticas de austeridade estava prevista em frente � representa��o local do Fundo Monet�rio Internacional (FMI), no centro da cidade, para protestar contra as press�es impostas pelos credores internacionais ao pa�s.

"Desta vez n�o ser� apenas Portugal que vai se manifestar, mas tamb�m as pessoas de toda a Europa que desejam protestar contra a receita da austeridade", afirmou um comunicado do movimento apol�tico "Que se lixe a troica", principal impulsionador das manifesta��es.

Muitos grupos ativistas e de milit�ncia cidad� anunciaram sua ades�o ao protesto, inclusive o grupo de "Indignados" portugueses "15 de Outubro", que j� organizou diversas a��es p�blicas de protesto contra as medidas de austeridade.

Assim como em Lisboa, outras 17 cidades portuguesas prepararam manifesta��es para este fim de semana.

Ao mesmo tempo, em Madri, na Espanha, grupos de esquerda e ativistas anticapitalistas convocaram uma manifesta��o em frente � Pra�a de Netuno, pr�xima ao Parlamento, local de muitas concentra��es de protesto nos �ltimos meses.

Na capital madrilenha a manifesta��o se prop�e a percorrer a avenida que passa em frente � bolsa de Valores, ao Banco Central espanhol e ao escrit�rio da Comiss�o Europeia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir