Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-06-2013

Londres se enfeita para celebrar 60 anos do reinado de Elizabeth II
Rainha ocupou o trono aos 27 anos, ap�s a morte de George VI. Aos 87, monarca n�o deve participar de atos p�blicos no fim de semana.
Londres se enfeita para celebrar 60 anos do reinado de Elizabeth II
Foto: g1.globo.com

A rainha Elizabeth II da Inglaterra celebra o 60� anivers�rio de sua coroa��o no domingo (2) e, para comemorar o dia, voltar� na ter�a-feira � Abadia de Westminster, palco da cerim�nia de 2 de junho de 1953.

Na �poca, a soberana de 27 anos j� estava h� 16 meses no trono, ocupado por ela ap�s a inesperada morte de seu pai, George VI, no dia 6 de fevereiro de 1952. Mas o per�odo de luto e os preparativos necess�rios causaram o adiamento do ritual. Por isso, os festejos do sexag�simo anivers�rio da coroa��o ser�o mais discretos do que os organizados no ano passado em ocasi�o de seu Jubileu de Diamante.

A popular monarca, de 87 anos, n�o deve participar de atos p�blicos durante o fim de semana. Ela vai passar o s�bado e o domingo com seu marido Philip, de 91 anos, no castelo de Windsor, perto de Londres, de acordo com o pal�cio de Buckingham. Mas na ter�a-feira, acompanhada pelos principais membros de sua fam�lia, assistir� a uma missa solene comemorativa no imponente templo anglicano que abrigou 38 coroa��es desde a de William, o Conquistador, em 1066.

A sua coroa��o marcou oficialmente o in�cio de uma nova era na qual esta mulher que n�o estava destinada a ser rainha se revelou id�nea para o papel e tornou-se um s�mbolo da continuidade e da estabilidade. "O Reino Unido era na �poca um outro mundo. Mudou completamente desde 1953. S� a rainha foi nossa constante", escreveu o bi�grafo real William Shawcross no jornal Daily Telegraph.

Se a coroa��o de Elizabeth II, que, apesar da chuva, levou milhares de pessoas �s ruas e foi transmitida, pela primeira vez, para 20 milh�es de telespectadores, uniu o pa�s, "esta uni�o em torno da Coroa se manteve assombrosamente e est� centrada na jovem mulher que envelheceu conosco", explicou o especialista.

Entre os mais de 8.200 convidados para a cerim�nia na qual foi coroada j� estava presente o pr�ncipe Charles, o mais velho de seus quatro filhos nascido em 1948 e que hoje, aos 64 anos, � o herdeiro ao trono brit�nico que espera h� mais tempo o momento de se tornar rei.

O duque de Gales, que nos �ltimos tempos parece ter um papel crescente, acompanhar� a rainha na ter�a-feira, com sua esposa Camila e seus filhos William, que espera com Kate seu primog�nito para julho, e Harry. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, primaz da Igreja da Inglaterra, da qual a rainha � Governadora Suprema, pronunciar� o serm�o, e David Cameron, o d�cimo segundo primeiro-ministro com quem a soberana trabalhou, ler� uma passagem do evangelho.

Entre os 2.000 convidados � Abadia, que em 1997 abrigou o funeral da princesa Diana, tamb�m estar�o representados os outros 15 pa�ses dos quais Elizabeth II � chefe de Estado, entre eles Austr�lia e Canad�. A Regent Street, uma das principais art�rias comerciais de Londres, se enfeitou com bandeiras de cor violeta e dourado em homenagem � segunda monarca a reinar por mais tempo no Reino Unido, depois de sua tatarav� Vit�ria (1837-1901).

Uma salva de 41 tiros de canh�o em Green Park, seguida de outra de 62 a partir da Torre de Londres, prestar�o na segunda-feira outra homenagem � soberana, que tamb�m receber� uma r�plica exata do ramo de flores que levou no dia de sua coroa��o.

Durante o ver�o ser�o realizadas outras atividades relacionadas a este anivers�rio, como uma exposi��o de fotografias dos preparativos e do dia da coroa��o. Brit�nicos e turistas tamb�m poder�o ver o elegante vestido de cetim branco bordado com fios de ouro e prata e com diamantes e p�rolas incrustados, al�m das roupas usadas por outros membros de sua fam�lia na tradicional exposi��o de ver�o do pal�cio de Buckingham, que estar� aberta de 27 de julho a 29 de setembro.

Embora n�o seja realizado nada equivalente � prociss�o fluvial e ao megashow do ano passado, em julho tamb�m est� previsto um festival de quatro dias nos jardins do Pal�cio de Buckingham que incluir� m�sica, teatro e gastronomia.


Bandeiras em frente ao pal�cio de Buckingham, em Londres, para a celebra��o dos 60 anos de reinado de Elizabeth II (Foto: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir