Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-06-2013

Placa em rua de Guarulhos avisa motorista sobre "alto risco de assalto"
Rua fica atr�s de pr�dio da Secretaria de Educa��o do munic�pio. Segundo delegado do 6� DP, apenas uma ocorr�ncia foi registrada.
Placa em rua de Guarulhos avisa motorista sobre
Foto: g1.globo.com

Uma placa colocada em uma rua de Guarulhos, na regi�o metropolitana de S�o Paulo, tem espantado os motoristas que pretendem estacionar seus carros no local, que fica na rua atr�s da Secretaria de Educa��o do munic�pio.

A foto foi enviada pelo internauta Renato pelo VC no G1. Ele disse ter visto a imagem circulando pelas redes sociais e um amigo dele apontou o nome da rua. A origem da placa, no entanto, continua desconhecida.

O G1 tentou falar com moradores da rua para avaliar a situa��o de seguran�a. A rua � uma travessa de uma das avenidas movimentadas da cidade, a Monteiro Lobato, mas n�o � comercial, e havia poucos carros estacionados. Nesse trecho, existem apenas galp�es.

No galp�o em frente � placa, que possui c�meras de seguran�a instaladas no port�o, ningu�m atendeu. Tamb�m n�o havia informa��es sobre o nome da empresa no local.

A professora Magda Aparecida de Souza, de 39 anos, estacionava na rua quando foi questionada se tinha visto a placa. "Nossa senhora, n�o tinha visto. Ainda bem que voc� me falou, vou tentar estacionar em outro lugar", afirmou assustada.

Ela afirma que frequentemente precisa ir at� a Secretaria de Educa��o, mas costuma parar em frente ao pr�dio, e n�o na rua aos fundos. "� que hoje eu passei ali e n�o tinha vaga. Mas agora vou l� ver se tem. Aqui eu n�o paro mais n�o", disse, saindo com o carro.

Um dos moradores da rua, que preferiu n�o se identificar, afirma que quem colocou a placa foram pessoas do com�rcio da regi�o que t�m medo de serem assaltados. "Porque muitas vezes o com�rcio deles fica sem ningu�m � noite", disse.

"Foram roubados tr�s carros. � professor, professora, porque tem um departamento da prefeitura do munic�pio. N�o cabe dentro do p�tio da prefeitura, ent�o esses funcion�rios que t�m carro, n�o tem lugar para por. Ent�o p�em nessa rua que tem menos tr�nsito. � para espantar ladr�es", afirma.
Por meio da Secretaria de Seguran�a P�blica, o delegado titular do 6� DP de Guarulhos,

Edson Silveira, informou que de janeiro at� abril deste ano apenas uma ocorr�ncia de roubo de ve�culo que aconteceu nesta rua foi registrada no distrito e que foi aberto inqu�rito policial para investigar o caso.

"O delegado ressaltou a import�ncia do registro do boletim de ocorr�ncia para que a pol�cia possa mapear as �reas onde h� maior incid�ncia criminal e promover a��es estrat�gicas para combat�-los", diz a nota.

J� a Secretaria para Assuntos de Seguran�a P�blica de Guarulhos informou que as rondas no local foram intensificadas com o Grupamento de Opera��es T�ticas Especiais (Gote) e Grupamento de Tr�nsito (Gtran). "Outras medidas a serem tomadas para melhorar ainda mais a seguran�a da �rea est�o em an�lise", disse a prefeitura em nota.

A Pol�cia Militar esclareceu que realiza o policiamento ostensivo preventivo na regi�o de Guarulhos por meios dos mais diversos programas de policiamento existentes na institui��o, entre os quais o Radiopatrulhamento e a For�a T�tica, sempre objetivando a diminui��o dos crimes.

"Somente nos quatro primeiros meses deste ano, foram presos na �rea do 15� Batalh�o de Pol�cia Militar Metropolitano 495 pessoas presas em flagrante delito, recolhidas 62 armas de fogo, apreendidos mais de 64 kg de drogas il�citas e recuperados 289 ve�culos que haviam sido roubados/furtados", diz a corpora��o.

"Cabe tamb�m esclarecer que o policiamento � din�mico, sendo readequado de acordo com as necessidades locais, seguindo o Plano de Policiamento Inteligente. � de fundamental import�ncia que a popula��o fa�a den�ncias ao telefone 181, ou ligue para o 190 em casos de emerg�ncia", complementa a PM.

No 6� DP, foram registrados de janeiro a abril deste ano 50 roubos e 57 furtos de ve�culo. A rua Paulo Jos� Bazzani fica a 1 km de dist�ncia do 1� Distrito Policial, onde foram registrados neste ano 102 roubos e 172 furtos de ve�culo. Em 2012, foram 328 roubos e 627 furtos.

Apenas em 2013, Guarulhos registrou 1.128 roubos e 766 furtos de ve�culo, segundo n�meros da Secretaria de Seguran�a P�blica.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir