Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 05-06-2013

EUA: ITC decide a favor da Samsung e proíbe importação de iPhone4 para os EUA
A Comissão de Comércio Internacional dos EUA decidiu, esta terça, a favor das pretensões da Samsung e proibiu a importação do iPhone4, assim como de modelos de iPad, considerando que os produtos da Apple violam a patente de rival sul-coreana.
EUA: ITC decide a favor da Samsung e proíbe importação de iPhone4 para os EUA
Foto: diariodigital.sapo.pt

Numa decisão de quatro páginas, publicada no site do ITC, os juízes defendem que a Apple viola as patentes da Samsung em matéria de tecnologia móvel, sendo que esta decisão afecta, em concreto, os modelos da empresa telefónica AT&T do iPhone4, iPhone 3GS, iPad 3G e iPad 2 3G.

«A comissão determinou que a solução adequada para este diferendo é uma ordem de exclusão limitada e a proibição da Apple importar, vender e distribuir equipamentos de comunicação sem fios, dispositivos de processamento de dados e música portátil, assim como tablets que violem essas patentes», pode ler-se no texto que fundamenta a decisão.

Embora a decisão da ITC seja irreversível, a Apple pode apresentar recurso para um tribunal federal ou esperar que a Casa Branca anule a decisão agora proferida, num prazo de 60 dias.

A entrada em campo da ITC neste diferendo que opõe a Samsung à Apple acontece porque, a par do recurso aos tribunais, as empresas do sector tecnológico têm por hábito recorrer igualmente a esta agência governamental que tem por missão defender o cumprimento das normas de comércio, para resolver este tipo de disputas.

Reagindo à decisão da ITC, a Apple assumiu já a sua decepção, garantindo, através da sua porta-voz Kristin Huguet, não só que pondera apresentar recurso de uma sentença fundamentada numa estratégia da rival Samsung que «foi já rejeitada por tribunais e reguladores um pouco por todo o mundo», mas também que este revés não irá afetar a disponibilidade de produtos Apple nos Estados Unidos.

Já a sul-coreana Samsung, reagiu igualmente à decisão afirmando que «a determinação final da ITC confirma o histórico da Apple para se aproveitar das inovações tecnológicas da Samsung. Os esforços feitos ao longo de décadas de pesquisa e desenvolvimento nas tecnologias móveis vão por isso continuar, com o objectivo de continuarmos a oferecer produtos inovadores aos consumidores nos Estados Unidos».

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir