Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2013

Lindemberg tem pena reduzida para 39 anos
O ex-motoboy Lindemberg Alves Fernandes, 25 anos, teve ontem a pena reduzida para 39 anos e tr�s meses de pris�o em regime fechado pelo TJ (Tribunal de Justi�a) de S�o Paulo.
Lindemberg tem pena reduzida para 39 anos
Foto: www.jcnet.com.br

Ele havia sido condenado em fevereiro do ano passado a 98 anos e dez meses de reclus�o pelo assassinato da ex-namorada Elo� Cristina Pimentel e outros 11 crimes, no maior caso de c�rcere privado registrado no Brasil, em outubro de 2008, em Santo Andr�.

Lindemberg est� h� quase cinco anos preso. A lei prev� desde 2008 que autores de crimes hediondos t�m de cumprir ao menos 40% da condena��o antes de solicitar a progress�o da pena para o semiaberto. Ou seja, com a nova senten�a, ele precisar� cumprir, ao todo, 15 anos e seis meses ainda no Pres�dio de Taubat�. Em tese, poderia requerer o benef�cio em 2023. Segundo especialistas ouvidos pelo Di�rio, o judici�rio n�o costuma dar benef�cios a condendos por homic�dio.

Na decis�o do TJ, divulgada ontem e favor�vel em partes � defesa, o desembargador Pedro Menin, relator do processo, negou o pedido feito pela advogada de Lindemberg, Ana L�cia Assad, de pedir a anula��o do j�ri, alegando imparcialidade por parte da ju�za Milena Dias, que teria sido influenciada pela indigna��o p�blica.

Entretanto, Menin concordou que poss�vel influ�ncia que Milena tenha sofrido pelo clamor popular possa ter se manifestado na aplica��o da senten�a.

Na opini�o do desembargador, concordando com Assad, Lindemberg n�o teve a inten��o de praticar todos os crimes pelo qual foi condenado. "Foram praticados em um mesmo contexto f�tico, em iguais circunst�ncias de tempo, lugar, modo de execu��o e em um curto espa�o de tempo, no caso de cinco dias", disse.

A diminui��o da pena teve vota��o un�nime e foi elogiada por Assad. "Ele (Lindemberg) era r�u prim�rio, com resid�ncia fixa, emprego, nunca havia cometido um delito ou sequer passado em frente a uma delegacia. A decis�o foi justa e proporcional", disse.

Segundo a advogada, reconhecer que os crimes n�o foram planejados era o objetivo desde o in�cio. "Nunca preguei a inoc�ncia do Lindemberg, nunca disse que ele era inocente. Quer�amos um julgamento justo e n�o um boi de piranha. Hoje n�s vimos uma senten�a justa. Os 98 anos eram o que o povo queria ver", completou.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir