Categoria Economia  Noticia Atualizada em 05-06-2013

Contração do PIB da zona do euro diminui no 1º tri
O ritmo da contração econômica da zona do euro diminui no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, mas as vendas no varejo de abril apontaram para fraqueza contínua na demanda doméstica.
Contração do PIB da zona do euro diminui no 1º tri
Foto: www.jn.pt

A agência de estatísticas europeia Eurostat confirmou nesta quarta-feira sua estimativa anterior de que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro recuou 0,2 por cento entre janeiro e março na comparação com os três meses anteriores.

O resultado foi melhor do que a queda de 0,6 por cento no quarto trimestre de 2012 também na comparação trimestral.

A Eurostat também revisou sua estimativa na comparação anual para mostrar que a economia encolheu 1,1 por cento no primeiro trimestre.

"A zona do euro permanece presa em recessão, apesar de alguns sinais de que ela está se atenuando um pouco", disse o economista-chefe europeu da Capital Economics, Jonathan Loynes.

A queda menor no primeiro trimestre de 2013 ocorreu principalmente pela estabilização dos estoques e da demanda das famílias, que, ao contrário dos três meses anteriores, não pesaram negativamente sobre o resultado geral.

Mas as vendas no varejo, um indicador da demanda do consumidor, caíram mais que o esperado em abril, apontando para uma fraqueza contínua do consumo privado no início do segundo trimestre.

Economistas disseram que isso era esperado, dado o desemprego recorde de 12,2 por cento.

As vendas no varejo na zona do euro caíram 0,5 por cento em abril na comparação mensal, e tiveram queda de 1,1 por cento na comparação anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda mensal de apenas 0,1 por cento e contração anual de 0,8 por cento.

"Os consumidores ainda estão fazendo pouco para ajudar a zona do euro a retornar ao crescimento, o que não é surpresa dada a pressão que enfrentam em uma série de países do desemprego em alta e do limitado poder de compra", disse o economista do IHS Global Insight Howard Archer.

(Reportagem adicional de Martin Santa)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir