Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2013

Milhares de manifestantes protestam em Istambul
Milhares de pessoas responderam � convoca��o de dois sindicatos e se reuniram nesta quarta-feira � tarde (hora local) na Pra�a Taksim, em Istambul, no sexto dia de protestos contra o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.
Milhares de manifestantes protestam em Istambul
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Partindo de dois locais diferentes, os manifestantes, com bandeiras vermelhas e brancas, invadiram a Pra�a Taksim, cora��o do protestos que agitam a Turquia, exigindo a ren�ncia do chefe de governo.

"Taksim, resiste, os trabalhadores chegam" e ainda "Tayyip, os saqueadores est�o aqui!", gritavam os manifestantes.

Pelo menos 10 mil manifestantes, alguns com emblemas com a imagem do fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Atat�rk, tamb�m marcharam pela capital Ancara em meio a uma nuvem de bandeiras turcas, constatou um jornalista da AFP.

"Este pa�s n�o se curvar� diante de ti", gritaram os manifestantes ao chefe de Governo.
Os representantes dos manifestantes turcos exigiram nesta quarta-feira que o governo demita os chefes de pol�cia de v�rias cidades do pa�s, incluindo Istambul e Ancara, pelo uso excessivo da for�a.

"Os chefes de pol�cia que deram a ordem de atuar com viol�ncia devem ser demitidos", afirmou um porta-voz do grupo ap�s uma reuni�o em Ancara com o vice-primeiro-ministro B�lent Arin�.

Os representantes, todos da sociedade civil, entregaram ao n�mero dois do governo isl�mico conservador uma lista de reivindica��es, incluindo a liberta��o de todos os manifestantes detidos desde o in�cio dos protestos e o abandono do pol�mico projeto de urbaniza��o da Pra�a Taksim, o estopim da contesta��o.

Os manifestantes tamb�m pedem que a pol�cia pare de usar g�s lacrimog�neo e que a liberdade de express�o seja respeitada na Turquia.

Fonte: br.noticias.yahoo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir