Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-06-2013

Governo não vai recuar de reforma em parque, diz premiê da Turquia
Erdogan responsabilizou grupos por "manipularem" protestos populares. Violência já deixou três mortos e vários feridos em sete dias no país.
Governo não vai recuar de reforma em parque, diz premiê da Turquia
Foto: www.diariodolitoral.com.br

O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quinta-feira (6) que seu governo vai levar adiante os controvertidos planos de reurbanizar um pequeno parque no centro de Istambul, apesar de uma semana de protestos populares contra a medida.

A declaração foi feita a jornalistas em Túnis, na Tunísia.
O premiê turco afirmou que "grupos" estão manipulando os protestos, que se espalharam e já deixaram pelo menos três mortos e vários feridos em sete dias. Segundo ele, vários "estrangeiros" foram presos.

Dezenas de milhares de turcos voltaram às ruas nesta quinta para criticar o primeiro-ministro islamita conservador.

A noite em Istambul transcorreu sem incidentes pela primeira vez desde o início do movimento, que começou com um protesto contra um projeto de urbanização da praça Taksin e acabou por aglutinar os que atribuem a Erdogan um autoritarismo crescente e planos de islamização da sociedade.

Na quarta-feira, dezenas de milhares de pessoas marcharam nas principais cidades, respondendo ao chamado dos poderosos sindicatos de esquerda, sobretudo em Istambul e Ancara, para exigir a renúncia do premiê.

Em Adana, um policial morreu em consequência dos ferimentos sofridos ao cair de uma ponte em obras quando perseguia vários manifestantes, informou a rede de televisão privada NTV.
Esta é a terceira morte desde o início da onda de contestação, após a morte de dois manifestantes.

Na quarta-feira também ocorreram confrontos em Rize, às margens do Mar Negro, no nordeste, entre adversários e simpatizantes do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002. Segundo a rede de televisão CNN Turk, centenas de pessoas atacaram 25 jovens que preparavam um protesto.

Para evitar mais violência, o parlamentar Huseyin Celik apelou aos membros do AKP que não compareçam ao aeroporto para receber Erdogan.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir