Categoria Policia  Noticia Atualizada em 10-06-2013

Ex-agente da CIA que vazou dados de telefonia pode ser preso na China
Edward Snowden fugiu para Hong Kong antes de revelar dados secretos. Documentos mostram que EUA espionam telefones de seus cidad�os.
Ex-agente da CIA que vazou dados de telefonia pode ser preso na China
Foto: g1.globo.com

A decis�o tomada por Edward Snowden de fugir para Hong Kong antes de revelar os programas de vigil�ncia secreta do governo norte-americano podem n�o poup�-lo de um processo judicial, devido a um tratado de extradi��o em vigor desde 1998.

Snowden, de 29 anos, ex-agente da CIA, se identificou como sendo a pessoa que entregou aos jornais The Guardian e The Washington Post documentos sigilosos mostrando como a Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA) dos EUA obtinha dados sobre clientes de empresas norte-americanas de telefonia e Internet.

Ele contou ao Guardian que, enquanto preparava as revela��es, viajou do Hava� para Hong Kong, em 20 de maio, para poder estar em um lugar onde conseguisse resistir a tentativas dos EUA de puni-lo judicialmente.

"A China continental tem de fato restri��es significativas � liberdade de express�o, mas as pessoas em Hong Kong tem um longo hist�rico de protestar nas ruas, tornando suas opini�es conhecidas", disse Snowden em v�deo divulgado no site do Guardian.

A NSA solicitou um inqu�rito criminal sobre os vazamentos, e no domingo o Departamento de Justi�a afirmou estar na etapa inicial da investiga��o.

EUA e Hong Kong assinaram um tratado de extradi��o em 1996, um ano antes de a ent�o col�nia brit�nica ser devolvida � China. Esse tratado permite a troca de suspeitos de cometerem crimes, em um processo formal que pode envolver tamb�m o governo chin�s.

De acordo com o tratado, as autoridades locais podem manter Snowden detido durante at� 60
dias depois que os EUA apresentarem uma solicita��o, citando o poss�vel crime cometido, enquanto Washington prepara um pedido formal de extradi��o.

Especialistas dizem que Snowden ter� dificuldades para driblar o tratado caso o governo dos EUA decida process�-lo.

"Eles (Hong Kong) n�o v�o colocar em risco sua rela��o com os EUA por causar do sr.
Snowden, e pouqu�ssima gente j� descobriu ter influ�ncia para persuadir outro pa�s a mudar de rumo por sua causa", disse Robert Anello, advogado de Nova York que j� lidou com v�rios processos de extradi��o.Mas uma lei de Hong Kong prev� que Pequim pode emitir uma "instru��o" ao governo do territ�rio determinando que ele acate ou n�o um pedido de extradi��o, caso os interesses chineses "em quest�es de defesa ou assuntos internacionais estejam significativamente afetados".

Hong Kong goza de significativa autonomia em rela��o ao resto da China, mas Pequim tem a responsabilidade sobre quest�es de defesa e pol�tica externa do territ�rio, al�m de exercer nos bastidores consider�vel influ�ncia pol�tica, financeira, judicial e acad�mica.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir