Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2013

Após confronto, Turquia aguarda reunião entre premiê e manifestantes
Reunião tenta encerrar crise que já dura 13 dias. Na véspera, confrontos deixaram feridos em Istambul.
Após confronto, Turquia aguarda reunião entre premiê e manifestantes
Foto: g1.globo.com

A Praça Taksim de Istambul voltou a mostrar nesta quarta-feira (12) uma aparente tranquilidade após os confrontos da véspera entre a polícia e os manifestantes, algumas horas antes de um encontro entre o primeiro-ministro islâmico-conservador, Recep Tayyip Erdogan, e representantes do protesto que exigem sua renúncia.

Na manhã do 13º dia de protestos contra o chefe de governo, a famosa praça da megalópole turca continuava sendo fortemente controlada pelas forças de ordem, situadas atrás de canhões de água em cada uma das ruas dos arredores.

Bandeiras, cartazes, barricadas, carros queimados, paralelepípedos, cartuchos de gás lacrimogêneo, todos os sinais do protesto e dos intensos confrontos que ocorreram até a madrugada foram apagados de forma eficaz.

As forças de segurança retomaram na manhã de terça-feira, para surpresa geral, a praça Taksim, tomada no dia 1º de junho pelos manifestantes que a converteram em bastião de seu movimento.

Violentos confrontos opuseram durante 20 horas a polícia e grupos de jovens com capacetes e armados com pedras e coquetéis molotov, deixando dezenas de feridos, alguns em estado grave.

Ao lado da praça, apenas o parque Gezi, cuja destruição anunciada foi o estopim da revolta no dia 31 de maio, seguia zombando nesta quarta-feira da polícia.

Muitos de seus ocupantes abandonaram as barracas de campanha por medo de uma retirada por parte da polícia. Mas centenas de outros, irredutíveis, passaram mais uma noite no local, decididos a proteger seu parque e suas 600 árvores.

Na capital, Ancara, a polícia também interveio na tarde de terça-feira para dispersar um grupo de 5.000 pessoas que gritavam "Tayyip, renúncia!".

Na manhã desta quarta-feira,a polícia tentava realizar uma retirada tranquila de várias dezenas de manifestantes que seguiam mobilizados no parque Kugulu, no centro da capital, observou um jornalista da AFP.

Um dia após sua demonstração de força, Erdogan deve receber ainda nesta quarta-feira uma delegação de vinte representantes (ONG, sociedade civil, especialistas, artistas...) dos manifestantes.

Mas a lista de pessoas aprovada pelas autoridades foi denunciada pelos manifestantes, que não veem neste primeiro encontro mais que uma farsa.

"Queremos que o governo fale com nossos representantes, não com os que ele escolheu", afirmou nesta quarta-feira Anessa, uma ocupante do parque Gezi.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir