Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Publicado decreto que zera IOF sobre derivativos
A partir desta quinta-feira, 13, as opera��es de derivativos cambiais para a posi��o vendida ser�o realizadas sem a incid�ncia do Imposto sobre Opera��es Financeiras (IOF).
Publicado decreto que zera IOF sobre derivativos
Foto: diariodigital.sapo.pt

A decis�o foi anunciada na quarta-feira, 12, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e formalizada em decreto publicado no Di�rio Oficial da Uni�o (DOU) desta quinta-feira.

Em entrevista de �ltima hora, Mantega informou que o governo n�o vai mais cobrar 1% de IOF sobre os derivativos de c�mbio, al�quota que foi adotada pelo governo nessas opera��es em julho de 2011 para evitar que o real ficasse muito valorizado. "Quando voc� fica vendido, significa que voc� vai ter de entregar d�lar, ent�o voc� ajuda a desvalorizar o d�lar. Em 2011, os aplicadores estavam vendidos e o d�lar estava se desvalorizando e o real se valorizando. Havia aumento de posi��o vendida, de modo que estava prejudicando a atividade, porque as exporta��es estavam ficando caras em d�lar", afirmou o ministro na entrevista. "Agora, o cen�rio mudou. Principalmente diante dessa acomoda��o do mercado cambial mundial. Estamos tendo, ao inv�s de desvaloriza��o, valoriza��o (do d�lar). N�o faz sentido manter o empecilho", disse. "Com isso, haver� oferta maior de d�lar no mercado futuro, com diminui��o da desvaloriza��o do real", explicou.

Fonte: www.odiario.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir