Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Mandela completa seis dias hospitalizado após reagir a tratamento
O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, completa nesta quinta-feira seu sexto dia em um hospital de Pretória, após experimentar ontem a primeira melhora em seu estado de saúde desde que foi internado por uma infecção pulmonar.
Mandela completa seis dias hospitalizado após reagir a tratamento
Foto: noticias.terra.com.br

O governo sul-africano afirmou Mandela, 94 anos, "responde bem ao tratamento". Em um comunicado, o governo deseja uma rápida recuperação ao símbolo da luta contra o apartheid e destaca que ele recebe "o melhor atendimento médico".

"Esperança para o nosso querido Madiba (nome com o qual Mandela é conhecido popularmente na África do Sul)", diz hoje a manchete do jornal The Times, que reflete o otimismo moderado no país depois que o presidente Jacob Zuma anunciou ontem a melhora.

As boas novas redobraram a esperança de familiares, amigos e compatriotas do primeiro presidente negro da história da África do Sul, que foi hospitalizado no último sábado em estado grave, mas estável.

As homenagens e demonstrações de apoio a Mandela ocorrem por todo o país. A prefeitura da Cidade do Cabo tornou hoje pública sua intenção de construir uma estátua do ícone da luta contra o "apartheid" em frente à sede do executivo da cidade, onde Mandela fez seu primeiro discurso após sair da prisão em 1990, informou a agência de notícias local "Sapa".

Apesar da renovada esperança, as pessoas mais próximas de Mandela continuam pedindo respeito com a intimidade do prêmio Nobel da Paz de 1993, como fez seu antigo companheiro de luta, o judeu Denis Goldberg. "Eu gostaria que deixássemos em paz o nosso grande amigo e líder", disse Goldberg em declarações publicadas hoje pelo jornal local The Star.

Mandela foi internado em quatro ocasiões desde o mês de dezembro. O ex-presidente sofre com problemas respiratórios desde a sua passagem pelas prisões do "apartheid", nas quais passou 27 anos por suas ações contra o regime racista.

Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994, após 67 anos de ativismo contra o sistema segregacionista, que começou a ser desmantelado com a sua libertação quatro anos antes.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir