Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Gavião é usado para espantar pássaros em aeroporto de Vitória
Animal captura a ave, recebe recompensa e a libera com vida. Técnica é utilizada para viabilizar voos sem riscos.
Gavião é usado para espantar pássaros em aeroporto de Vitória
Foto: g1.globo.com

Para afastar pássaros que oferecem riscos à decolagem de aviões no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, um gavião foi orientado por biólogos e passou a auxiliar na realização de voos no local. Shogun, como é chamado, captura a ave, recebe recompensa e, em troca, libera o animal com vida. Além do gavião, a fêmea de um falcão, que recebeu o nome de Fúria, também recebe treinamento para garantir a segurança dos passageiros das aeronaves.

A cada decolagem, biólogos observam a presença de pássaros que sobrevoam o aeroporto de Vitória. Para espantá-los, são utilizadas técnicas, como armadilhas e barulho de fogos. Na capital capixaba, no entanto, uma ave predadora é colocada para afastar as outras espécies. "Pelo impacto que você tem dessa ave com a aeronave, ela chega a toneladas. Dependendo da localização que esse impacto venha a ocorrer, você pode ocasionar um acidente aeronáutico", disse coordenador de segurança do aeroporto Keldo Campos.

Com quatro anos de idade, o gavião Shogun obedece instruções de biólogos, persegue a presa, faz a captura e, ao ser recompensado com um alimento fresco, devolve a ave com vida. O procedimento é repetido sempre que um pássaro oferece risco aos aviões. "As aves geralmente costumam se alimentar pela manhã, porque está mais fresco e o sol não está muito forte. Esse horário também é quando as aves se movimentam mais na pista", falou o biólogo Gustavo Diniz.

Depois de capturado, o quero-quero é identificado, recebe um anel de ferro para identificação, conhecido como anilha, e, após quarenta dias, é solto em um local apropriado. Além de Shogun, a fêmea de um falcão também é treinada no aeroporto de Vitória. "É mais utilizada para a dispersão das aves na pista. Além de capturar, ela espanta também", disse Diniz.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir