Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Questão nuclear vira tema central da campanha presidencial no Irã
A eleição acontece na sexta-feira (14) e o país escolhe entre oito candidatos a sucessor de Mahmoud Ahmadinejad, há oito anos no poder.
Questão nuclear vira tema central da campanha presidencial no Irã
Foto: AFP

O Irã escolhe nessa sexta (14) o novo presidente. O programa nuclear dominou os debates da campanha, e a campanha terminou nesta quinta (13).

Pouco antes do fim da campanha, o aiatolá Ali Khamenei convocou os iranianos às urnas para mostrar aos inimigos a natureza democrática da república islâmica.

Apesar do discurso liberal, os poderes legislativo, executivo e judiciário estão sujeitos à palavra do líder supremo.

Dos 680 candidatos inscritos, apenas oito passaram pela peneira do conselho dos guardiões, que supervisiona o processo eleitoral. Cinco são considerados alinhados à Khamenei.

Dois reformistas desistiram para apoiar o moderado Hasan Rorrâni. Ex-negociador nuclear do país, frequenta o fechado círculo de poder do país e é considerado o candidato mais favorável à modernização.

Com uma economia em crise por causa das sanções impostas pelas potências ocidentais, a questão nuclear virou tema central da campanha.

Durante oito anos, o presidente Mahmoud Ahmadinejad radicalizou o discurso, o que aumentou o isolamento e a impressão de que o programa atômico tem fins militares.

Seja qual for o resultado da eleição, analistas não acreditam em uma nova onda de revolta popular, como a de 2009, quando a suspeita de fraude na reeleição de Ahmadinejad levou milhares de pessoas às ruas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir