Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2013

Médicos usam cola para salvar bebê com aneurisma cerebral
Médicos usaram uma supercola para salvar a vida de uma menina na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. O bebê tinha um aneurisma (uma dilatação anormal de um vaso sanguíneo) do tamanho de uma amêndoa no cérebro. As informações são da agência Reuters
Médicos usam cola para salvar bebê com aneurisma cerebral

Segundo os médicos, a condição é muito rara em recém-nascidos, já que costuma levar anos para se desenvolver. Os especialistas descobriram o aneurisma em Ashlyn Julian quando ela tinha três semanas de vida.

Um dos problemas que os cirurgiões enfrentaram foi a falta de ferramentas adequadas para tratar o problema, já que elas não são feitas para o tamanho de bebês. Contudo, Ashlyn teve uma hemorragia e precisou passar por uma cirurgia, o que obrigou os médicos a usar as menores ferramentas para adultos disponíveis.

Os especialistas decidiram não abrir o crânio da menina. Para isso, eles utilizaram um cateter inserido em um vaso sanguíneo do quadril. Com o auxílio de um equipamento de imagem, o cirurgião guiou o equipamento pelo vaso e depois pelo cérebro. Ele então usou a cola, que secou em segundos, para criar um canal interno e "selar" o aneurisma.

"É literalmente o mesmo composto da supercola que você encontra em uma loja", diz o neurocirurgião Koji Ebersole, que destaca que a substância é esterilizada. Os médicos do hospital da universidade acreditam que menos de 20 casos como o da menina foram documentados, e este é possivelmente o primeiro a usar a supercola. "Eu não consigo expressar quanta sorte e o quão abençoados nós somos", diz Gina Julian, mãe da menina.

Fonte:
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir