Categoria Educação  Noticia Atualizada em 14-06-2013

Prazo de inscrição no Sisu termina às 23h59 desta sexta-feira
Candidatos podem se inscrever ou mudar opção até o último minuto. Primeira chamada dos aprovados será divulgada na segunda-feira (17).
Prazo de inscrição no Sisu termina às 23h59 desta sexta-feira
Foto: g1.globo.com

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio de ano terminam às 23h59 desta sexta-feira (14). Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e quer concorrer a uma das 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior deve se inscrever no site do Sisu. Quem já fez a inscrição pode até o último minuto mudar as opções de curso. Até as 18h11 desta quinta-feira (13), o sistema registrava mais de 644 mil inscritos.

O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. O sistema vai considerar a última inscrição validada pelo candidato. O resultado da primeira chamada sai nesta segunda-feira (17), com matrículas nos dias 21, 24 e 25. Haverá uma segunda chamada, no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9, e ainda, a lista de espera. De acordo com o Ministério da Educação, 54 instituições que oferecem 1.179 cursos já aderiram ao sistema.

Saber monitorar as notas de corte pelo sistema e abrir mão de disputar uma determinada vaga como cotista, em um determinado caso onde a concorrência pode ser maior, faz com que o candidato encontre opções de curso em que tenham maior chance de aprovação.

Como tem muita gente para poucas vagas, o estudante deve seguir algumas dicas de procedimento durante o período de inscrições e monitorar a nota de corte dos cursos escolhidos o tempo todo. Se a nota de corte estiver muito acima da pontuação obtida pelo candidato no Enem de 2012, a melhor saída é escolher um outro curso e/ou instituição com nota de corte mais baixa.

Os candidatos que se enquadram na política de cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, ou que se autodeclara preto, pardo ou indígena, também deve verificar se vale mais a pena concorrer entre os cotistas, onde o número de vagas é menor, ou pela ampla concorrência. Nem sempre a nota de corte dos cotistas é menor do que os dos demais concorrentes.

VEJA DICAS PARA AUMENTAR SUAS CHANCES DE APROVAÇíO NO SISU:
- Acompanhe sua posição e as notas de corte todos os dias
As notas podem mudar durante o período de inscrição, elas são anunciadas sempre às 2h e valem para o dia todo. Os estudantes não precisam ficar acordados de madrugada, podem verificar o quanto estão acima ou abaixo dessa nota durante o dia. Elas são calculadas com base no número de vagas disponíveis e total de candidatos inscritos em cada curso. Por isso é importante que o candidato acompanhe sua colocação na lista de quem concorre no curso inscrito até o final do processo, às 23h59 desta sexta-feira (14).

- Cotistas também devem avaliar as notas dos candidatos da ampla concorrência
Nem sempre disputar uma vaga como cotista pode ser mais fácil. Em alguns cursos, a concorrência para este grupo pode ser maior do que na ampla concorrência, onde todos disputam. Vale avaliar as notas nas duas modalidades. Na primeira edição do Sisu, no começo do ano, por exemplo, o curso de engenharia civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, tinha nota de corte para os estudantes de escola pública que fossem pretos, pardos ou índios de 774,98. Pela a ampla concorrência, a nota era menor, de 750,96.

- Se sua nota estiver muito distante da nota de corte, analise outras possibilidades
O candidato consegue ter uma noção de quais são suas chances para ocupar determinada vaga pela classificação parcial. Ela pode ser consultada pelo estudante durante o período de inscrição, em seu boletim na página do Sisu. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Se a posição não estiver satisfatória, o ideal é partir para outros cursos com notas de corte mais baixas, embora haja mais de uma chamada.

É proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.

Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:
I - nota obtida na redação;
II - nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III - nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV - nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V - nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação poderá ser feita apenas na primeira opção de vaga escolhida pelo candidato.


Site do Sisu mostra a situação do candidato nos
dois cursos escolhidos (Foto: Reprodução)



Candidato pode acompanhar a nota de corte de cada curso no site do Sisu (Foto: Reprodução)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir