Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-06-2013

Em evento do PT, Dilma afirma que a inflação está sob controle
Presidente esteve em evento de comemoração aos 10 anos do PT no poder. Gleisi critica postura do governo paranaense em relação às tarifas de ônibus.
Em evento do PT, Dilma afirma que a inflação está sob controle
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff esteve em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite desta quinta-feira (13), para participar de um seminário em homenagem aos 10 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Durante cerca de uma hora, ela falou sobre os pontos positivos dos mandatos dela e de Luis Inácio Lula da Silva. Pouco antes do fim do discurso, que encerrou o evento, Dilma garantiu que a inflação está sob controle.

"Nós estamos controlando efetivamente a inflação. (..) Nós não iremos deixar a inflação ficar fora de controle. Quem apostar, quem duvidar que o governo brasileiro, que o meu governo vai deixar a inflação ficar fora de controle, vai perder e vai perder feio", afirmou a presidente. A declaração de Dilma foi feita enquanto ela dizia aos presentes que, apesar da crise econômica, o Brasil conseguiu manter os empregos criados nos anos em que o PT governou.

Ela ainda contrariou análises econômicas que defendem a redução do incentivo ao consumo. "Nós temos que fazer as duas coisas, consumir e investir", disse. A presidente lembrou do recente programa de empréstimos direcionado a beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, para a compra de eletrodomésticos. "Máquina de lavar roupa é muito importante para as mulheres. Principalmente para a mulher trabalhadora que sai de casa de manhã, bem cedinho, muitas vezes bem antes das 6h e só volta às 21h", comentou.

Reeleição
Antes dela, o ex-presidente Lula discursou e voltou a falar sobre as eleições em 2014. Ele afirmou novamente que Dilma será candidata à reeleição em 2014. Ele também descartou que tenha divergências com a atual presidente. "Não há hipótese de ter divergência entre eu e a Dilma. Se algum dia a gente divergir, ela estará certa e eu, errado", disse.

Ministra fala sobre tarifas de ônibus
O discurso de Dilma, assim como do ex-presidente e das demais autoridades que participaram do ato, como a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, passou ao largo das manifestações que ocorreram em São Paulo, nos últimos dias, em função do aumento nas tarifas de ônibus. Neste sentido, Gleisi apenas destacou alguns pontos da política governamental de redução do PIS/Cofins para as empresas de transporte público.

O alvo, porém, estava longe do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A ministra se referia à maneira como o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) tem conduzido o debate sobre as tarifas de ônibus em Curitiba. Na quarta-feira (12), o governo estadual reduziu o preço das tarifas de ônibus das linhas que não compõem a Rede Integrada de Transporte (RIT), de Curitiba, em R$ 0,10.

Isso [desoneração do PIS/Cofins] está garantindo, de Norte a Sul do país, baratear as passagens de ônibus para a população, dando desconto ou impedindo aumento. A redução das passagens que tivemos aqui em Curitiba, principalmente na Região Metropolitana, foi graças ao ato da presidente Dilma", afirmou a ministra, que foi recebida no auditório onde ocorreu o evento como se já estivesse em campanha pelo governo estadual paranaense.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir