Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2013

Barack Obama decide dar apoio militar aos rebeldes sírios
O governo americano se convenceu do uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad. O número de mortos na guerra civil já passa de 90 mil.
Barack Obama decide dar apoio militar aos rebeldes sírios
Foto: www.dgabc.com.br

Os Estados Unidos estudam a criação de uma zona de exclusão aérea na Síria para dar apoio às forças que lutam para derrubar o regime do ditador Bashar al-Assad.

Nessa quinta (13), o governo americano anunciou oficialmente que vai armar os rebeldes, depois que se convenceu do uso de armas químicas pelo regime sírio.

A informação foi revelada pelo conselheiro de segurança nacional, Ben Rhodes. Segundo ele, a inteligência americana tem provas de que o governo de Bashar al-Assad usou armas químicas, incluindo o gás sarín, contra os opositores.

Foram vários ataques em pequena escala, ao longo do ano passado. Entre cem e 150 pessoas teriam morrido em consequência do uso de armas químicas. Segundo o conselheiro, o presidente Barack Obama decidiu dar apoio militar aos rebeldes sírios.

Ainda não está claro se os Estados Unidos vão fornecer armas para os opositores ou se vão participar diretamente do conflito. Mas a Casa Branca já tinha alertado que o uso de armas químicas poderia ser a gota d’água para uma intervenção americana na Síria.

Essa hipótese é apoiada por republicanos, como o senador John MacCain. Ele divulgou uma nota, pedindo que o presidente Obama forneça armas e munição urgentemente para os rebeldes sírios.

Na quinta (13), a Organização das Nações Unidas afirmou que o número de mortos na guerra civil da Síria já passa dos 90 mil.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir