Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-06-2013

Manifestantes turcos anunciam que não vão sair de parque em Istambul
Grupo Solidariedade Taksim mantém movimento e pede soltura de ativistas. Protestos contra o governo islamita duram 2 semanas e deixaram 4 mortos.
Manifestantes turcos anunciam que não vão sair de parque em Istambul
Foto: g1.globo.com

Os ocupantes do Parque Gezi de Istambul, onde teve início um movimento de contestação popular antigoverno na Turquia, anunciaram neste sábado (15) a manutenção de seu movimento.

"Vamos manter nossa resistência contra toda injustiça em nosso país (...) Isto é apenas o começo, nossa luta continua!", afirma, em um comunicado online, o grupo Solidariedade Taksim, que organiza as manifestações.

"Hoje nós estamos bem mais fortes, organizados e otimistas do que há 18 dias", afirma o comunicado, divulgado no mesmo momento em que um pequeno grupo de militantes ambientalistas começava a acampar no parque para manifestar sua oposição ao projeto de remodelação das autoridades. Este documento foi apresentado após uma noite de debates entre os ocupantes.

Os centenas de irredutíveis do Parque Gezi exigem também a liberação dos manifestantes detidos pela polícia durante o vasto movimento de mobilização desencadeado em todo o país que custou a vida de pelo menos 4 pessoas e deixou 7.500 feridos.

Os manifestantes consideram que o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, oriundo do movimento islamita), no poder desde 2002, "perdeu sua legitimidade aos olhos da imprensa nacional e internacional" (...) "por seus esforços para dividir e provocar a resistência" na emblemática Praça Taksim.

"O governo ignorou as claras e legítimas exigências desde o começo da resistência. Eles tentaram dividir, provocar e danificar nossa legitimidade", diz o texto.

O grupo, cujos representantes se encontraram com o contestado premiê Recep Tayyip Erdogan em sua residência oficial em Ancara na noite de quinta-feira, informou que não teve sinais sérios de progresso nas punições aos responsáveis pela repressão policial, nem na investigação das mortes.

"Continuamos guardando o parque", afirmou Mucella Yapici, uma porta-voz do grupo, quando questionada se os manifestantes consideravam se retirar do local.

Erdogan disse aos manifestantes na reunião de quinta-feira que iria adiar os planos de construir uma réplica de quartéis otomanos no parque até que um tribunal julgue o processo, numa postura mais moderada do que a de duas semanas atrás, quando criticou os manifestantes e afirmou que o projeto seguiria adiante de qualquer forma.

Erdogan, principal alvo dos manifestantes que o acusam de autoritarismo e de querer "islamizar" a Turquia laica, havia feito na quinta uma "última advertência" aos ocupantes do parque para que se retirassem do local. Em seguida, ele prometeu que o parque não seria tocado enquanto a justiça não resolvesse a questão, em um gesto considerado uma pequena vitória pelos manifestantes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir