Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-06-2013

Aviões sírios atingem rebeldes que esperam armas dos EUA
Potências ocidentais estão relutantes em ajudar os insurgentes sírios, com medo de dar a eles mísseis antiaéreos sofisticados que podem cair nas mãos de insurgentes sunitas que prometeram lealdade à Al-Qaeda.
Aviões sírios atingem rebeldes que esperam armas dos EUA

Artilharia síria e aviões de guerra bombardearam regiões controladas pelos rebeldes em Damasco neste sábado, enquanto os rivais do presidente Bashar al-Assad pediram armas mais avançadas para os Estados Unidos, que prometeram a eles ajuda militar não especificada.

O comandante do Exército Livre da Síria, Salim Idriss, disse à Reuters na sexta-feira que os rebeldes, que sofreram derrotas nas últimas semanas, precisam urgentemente de mísseis antiaéreos e antitanques, além de uma zona de restrição aérea. "Mas nossos amigos nos Estados Unidos, eles não nos disseram ainda que vão nos ajudar com armas e munição", afirmou, depois de se encontrar com autoridades americanas e europeias na Turquia.

Uma fonte no Oriente Médio, familiar com as negociações com os EUA, disse que o fornecimento de armas incluem metralhadoras, pequenos morteiros e lançadores de granada.

A Rússia, uma aliada de Damasco e grande opositora de uma intervenção militar externa no país, criticou neste sábado qualquer tentativa de forçar uma zona de restrição aérea sobre a Síria usando jatos F-16 e mísseis Patriot a partir da Jordânia. "Você não tem que ser um grande especialista para entender que isso viola a lei internacional", afirmou o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

Diplomatas ocidentais disseram na sexta-feira que os EUA estão considerando impor uma zona de restrição aérea sobre a Síria, mas a Casa Branca informou depois que isso seria muito mais difícil e custoso do que a feita sobre a Líbia, dizendo que os Estados Unidos não têm interesse nacional nessa questão.

Sem armas, os rebeldes têm poucas maneiras de combater o poder aéreo de Assad. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo pró-oposição, afirmou que aviões e artilharias atacaram neste sábado Jobar, um bairro onde rebeldes operam nas bordas do centro de Damasco. O grupo informou que artilharia pesada está sendo usada contra os opositores nas províncias de Homs, Aleppo e Deir al-Zor.

Uma autoridade turca disse que 71 oficiais do Exército sírio, incluindo seis generais, deserdaram e foram para o país, na maior ação desse tipo em meses.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que pelo menos 93 mil pessoas, incluindo civis e combatentes, morreram na guerra civil síria, com média mensal alcançando 5 mil no ano passado.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir