Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-06-2013

Primeiro-ministro tcheco Petr Necas deve renunciar hoje
O primeiro-ministro da Rep�blica Tcheca, o conservador Petr Necas, deve apresentar nesta segunda-feira oficialmente sua ren�ncia ap�s ser afetado por um dos maiores esc�ndalos de corrup��o pol�tica desde a queda do comunismo.
Primeiro-ministro tcheco Petr Necas deve renunciar hoje
Foto: AFP

O primeiro-ministro, cuja chefe de gabinete � uma das detidas em uma s�rie de revistas de v�rios escrit�rios do governo na semana passada, deixar� com sua ren�ncia tamb�m a presid�ncia do partido de situa��o ODS.

A presid�ncia tcheca informou hoje � imprensa que espera-se que o primeiro-ministro apresente sua ren�ncia em reuni�o com o chefe do Estado, Milos Zeman, que come�a �s 16h (13h de Bras�lia) no Castelo de Praga.

Necas se viu envolvido no esc�ndalo por sua rela��o com Jana Nagyova, considerada sua m�o direita, e suspeita de subornar deputados, ter contato com grupos do crime organizado e ordenar que os servi�os de intelig�ncia vigiem a esposa do pr�prio primeiro-ministro.

"Sou consciente de que uma mudan�a de rumo em minha vida privada est� atingindo a cena pol�tica e do partido ODS", reconheceu Necas ontem � noite ao anunciar sua ren�ncia hoje.

"Chegou o momento e aceito toda a responsabilidade pol�tica", disse o primeiro-ministro, que at� no domingo � tarde negou ter inten��es de renunciar.

Segundo a Constitui��o tcheca, com a ren�ncia do primeiro-ministro cai tamb�m o governo de coaliz�o atual.

Os tr�s membros de coaliz�o se reunir�o hoje para analisar como seguir adiante ap�s a ren�ncia de Petr Necas, enquanto a oposi��o, liderada pelos social-democratas, exige elei��es antecipadas ap�s o esc�ndalo.

No entanto, os tr�s partidos governantes, o conservador ODS, o centrista Top09, do ministro das Rela��es Exteriores, Karel Schwarzenberg, e o partido liberal Lidem, esperam poder se manter no poder com um novo primeiro-ministro at� as elei��es gerais previstas para a primavera de 2014.

Segundo a "Radio Praga", um poss�vel sucessor para Necas � o atual ministro de Transporte e vice-presidente do ODS, Martin Kuba.

Por enquanto, o presidente do pa�s, Milos Zeman, n�o se pronunciou sobre o an�ncio de Necas, que iniciou seu mandato h� tr�s anos com o compromisso de lutar contra a corrup��o no pa�s centro-europeu.

Na maior opera��o contra a corrup��o pol�tica desde a queda do comunismo, centenas de policiais registraram escrit�rios do governo tcheco na madrugada da quinta-feira passada e detiveram a oito pessoas, entre elas a Nagyova, assim como o atual e o anterior respons�vel dos servi�os secretos militares.

Na opera��o, sobre a qual sabe-se poucos detalhes, a pol�cia interceptou mais de 5 milh�es de euros em dinheiro e v�rias dezenas de quilos de ouro.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir