Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2013

Obama exorta juventude da Irlanda do Norte a buscar paz permanente
Presidente americano est� em Belfast para a c�pula do G8.
Obama exorta juventude da Irlanda do Norte a buscar paz permanente
Foto: noticias.terra.com.br

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira aos jovens da Irlanda do Norte que fa�am a "paz permanente" e deem um exemplo a outras partes do mundo atingidas por conflitos religiosos, viol�ncia e guerra.

Obama, acompanhado da mulher Michelle, parou em Belfast antes de uma c�pula do G8 que ser� realizada em um hotel n�o muito distante do local de um dos piores epis�dios de viol�ncia do conflito na prov�ncia brit�nica.

Um acordo de paz em 1998 praticamente encerrou a viol�ncia de mais de tr�s d�cadas entre nacionalistas irlandeses, principalmente cat�licos e que buscam a uni�o com a Irlanda, e os unionistas predominantemente protestantes, que querem continuar a fazer parte do Reino Unido.

Mas militantes nacionalistas, incluindo ex-agentes que se separaram do Ex�rcito Republicano Irland�s (IRA) depois que o grupo declarou um cessar-fogo, ainda realizam atentados espor�dicos.

L�deres norte-americanos t�m uma longo hist�rico de promo��o da paz na Irlanda do Norte, e Obama estava ansioso para colocar sua marca sobre o assunto.

"Se voc�s continuarem este caminho corajoso em dire��o a uma paz permanente... n�o ser� apenas bom para voc�s. Ser� bom para toda a ilha, para o Reino Unido, para a Europa, e ser� bom para o mundo", disse Obama a um anfiteatro repleto de alunos.

Obama disse que as pessoas que sofrem com conflitos �tnicos, religiosos e tribais em outras partes do mundo est�o observando o que est� acontecendo na Irlanda do Norte.

"Voc�s s�o o modelo para eles", disse Obama. "Voc�s s�o a prova de que � poss�vel. A esperan�a � contagiosa. Eles est�o observando para ver o que fazer em seguida."

Obama n�o mencionou especificamente a guerra na S�ria, que deve dominar a maior parte das discuss�es entre os l�deres do G8.

O local c�pula fica a 8 km de Enniskillen, onde uma bomba do IRA explodiu em 1987 no meio de uma multid�o principalmente protestante durante uma homenagem aos mortes de guerra da Gr�-Bretanha, matando 11 e ferindo 63.

As mortes diminu�ram o apoio ao IRA entre os cat�licos irlandeses e levou os l�deres do movimento armado ao di�logo com os unionista, o que levou a um cessar-fogo e ao acordo de paz.

O anfitri�o da c�pula, o primeiro-ministro brit�nico, David Cameron, aposta que o que restou do IRA � demasiado fraco para causar problemas aos l�deres visitantes.

Obama disse que houve uma �poca em que ningu�m poderia imaginar que tal reuni�o de c�pula pudesse ser realizada na Irlanda do Norte.

Ele incentivou os estudantes a avan�arem a partir dos progressos realizados por seus l�deres pol�ticos e pais, que ajudaram a alcan�ar a paz.

"Em �ltima an�lise, se suas comunidades v�o lidar com o passado e enfrentar o futuro unidas, juntas, n�o � algo que voc�s tenham que esperar algu�m fazer - � uma escolha que voc�s t�m que fazer agora", disse.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir