Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2013

China nega espionagem de Snowden para Pequim
Minist�rio considerou alega��es "completamente infundadas". Jornal afirmou que extradi��o seria trai��o de confian�a no consultor.
China nega espionagem de Snowden para Pequim
Foto: g1.globo.com

O minist�rio chin�s das Rela��es Exteriores considerou nesta segunda-feira (17) "completamente infundadas" as alega��es de que o ex-consultor de intelig�ncia americano Edward Snowden espionou para a China.

"Penso que � completamente infundado", disse Hua Chunying, a porta-voz do minist�rio, ao ser questionada sobre as not�cias de que Snowden teria sido informante da China antes de viajar para Hong Kong.

O jornal oficial chin�s Global Times afirma nesta segunda que a extradi��o de Snowden aos Estados Unidos seria uma "trai��o" da confian�a depositada pelo ex-consultor na democracia em Hong Kong e uma "perda de prest�gio" para Pequim.

Este � o primeiro posicionamento p�blico mais direto do pa�s sobre o caso.
"Extraditar Snowden para os Estados Unidos n�o apenas seria uma trai��o da confian�a de Snowden, mas tamb�m uma decep��o das expectativas do mundo inteiro", afirma o jornal em ingl�s do grupo Di�rio do Povo, �rg�o oficial do Partido Comunista Chin�s (PCC).

"Snowden acredita na democracia e na liberdade de Hong Kong", onde est� escondido, completa o jornal, para o qual o ex-agente, que revelou os programas americanos de vigil�ncia na internet e de liga��es telef�nicas, "n�o provocou danos a ningu�m" e se limitou a "alertar sobre a viola��o dos direitos civis pelo governo americano".

"Seria uma perda de prest�gio tanto para o governo de Hong Kong como para o governo central chin�s se Snowden fosse extraditado", advertiu o Global Times.

"O crescente poder da China atrai as pessoas que pedem asilo", destaca o jornal, que considera a situa��o "inevit�vel e que deve servir para acumular prest�gio moral".

O governo chin�s pouco se pronunciou desde a explos�o do caso.
Segundo uma pesquisa divulgada no domingo, metade da popula��o de Hong Kong n�o deseja a extradi��o.

Hong Kong, onde a justi�a � independente, se beneficia de uma certa autonomia sob a tutela da China e tem um acordo de extradi��o com os Estados Unidos, mas Pequim tem direito de veto.

Edward Snowden, refugiado desde 20 de maio em Hong Kong, est� sendo investigado pelo FBI, mas at� o momento n�o foi apresentado um pedido oficial de extradi��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir