Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-06-2013

Roupa do Papa começa a ser produzida, diz fábrica no ES
Papa Francisco vai usar o traje durante missa em Aparecida. A roupa de Vossa Santidade terá a estampa de um peixe.
Roupa do Papa começa a ser produzida, diz fábrica no ES
Foto: g1.globo.com

A roupa que o Papa Francisco vai usar durante a missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, no dia 24 de julho, começou a ganhar forma. O tecido foi cortado e os bordados começaram a ser feitos na fábrica de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, nesta quarta-feira (19). A roupa de Vossa Santidade terá a estampa de um peixe e vai custar cerca de R$ 1 mil.
Segundo o padre Ernandes Fantin, diretor da fábrica, antes de ficarem prontas, as peças chamam a atenção de outros religiosos. O desenho da estampa foi feito pelo artista plástico Claudio Pastro, de São Paulo. "O peixe é um dos grandes símbolos cristãos. As letras da palavra peixe em grego significam Jesus Cristo Filho de Deus Salvador", explicou o padre Ernandes Fantin, diretor da fábrica em Colatina, pólo de modas e confecções do Espírito Santo.
O padre Ernandes Fantin explicou que o convite para produzir as roupas veio da diocese de Aparecida, em São Paulo. "De lá veio a grande proposta. Se a gente poderia fazer os paramentos para o Papa quando ele estiver celebrando em Aparecida. No meio dessa história tem também os 50 co-celebrantes, os cardeais, arcebispos, bispos, padres, ao todo dá umas 300, 350 vestes a serem produzidos", contou o padre.
Ele disse ainda que o tecido é especial e os paramentos vão ser feitos com ele. Os bordados, que serão os mesmos na roupa de todos os religiosos, contam a história da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e mostram simbologias importantes para a Igreja Católica, como peixe e a cruz.
De acordo com o diretor da empresa de bordados, João Antônio Badiani, dois funcionários trabalham exclusivamente na roupa do Papa. "É uma alegria muito grande estar sevindo, mas é uma responsabilidade muito grande também", afirmou.
O Papa Francisco visita o Brasil entre os dias 22 e 28 de julho, quando vai participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, e da Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde usará a roupa produzida no estado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir