Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-06-2013

SSP da Bahia apura disparos vindos de carro do governo
Situa��o ocorreu em manifesta��o realizada na quinta-feira, em Salvador. Imagens mostram uma pessoa dando tiros para o alto.
SSP da Bahia apura disparos vindos de carro do governo
Foto: g1.globo.com

A Secretaria da Seguran�a P�blica do Estado da Bahia (SSP-BA) informou por meio de nota divulgada na manh� desta sexta-feira (21) que abriu uma sindic�ncia para apurar disparos que foram feitos de dentro de uma caminhonete com a logomarca do governo do estado durante manifesta��o em Salvador na quinta-feira (20). O fato foi registrado em v�deo e publicado no Youtube (clique aqui e assista).

Na nota, a secretaria diz que o ve�culo, que servia de apoio para o trabalho da Pol�cia Militar na Arena Fonte Nova, j� foi identificado e que vai passar por per�cia. A sindic�ncia tamb�m vai investigar as pessoas que estavam na caminhonete.

O v�deo mostra o ve�culo passando entre os manifestantes, quando uma pessoa coloca a m�o para o lado de fora e dispara para o alto com o que parece ser uma arma de fogo.

Ap�s os tiros, v�-se grande correria entre os participantes do protesto. A situa��o ocorreu na Avenida Centen�rio, entrada do Dique do Toror�, sentido Arena Fonte Nova, est�dio baiano que recebe os jogos da Copa das Confedera��es.

O governador Jaques Wagner comentou o ocorrido. "Isso j� est� sendo investigado e parece fora de qualquer a��o que a gente prega. Aquela pessoa n�o estava autorizada a fazer aquilo. J� temos a placa do carro e vamos apurar", disse.

Manifesta��o

Passava das 15h de quinta-feira (20) quando cerca de 20 mil manifestantes iniciaram uma manifesta��o pac�fica no Campo Grande, centro de Salvador. Um pouco depois, j� na Avenida Joana Ang�lica, uma das vias de acesso � Arena Fonte Nova, onde Nig�ria e Uruguai se enfrentariam logo mais, foi iniciado um confronto entre policiais militares e mainfestantes.

Unidades especializadas da PM (cavallaria, CIPE, Choque e Rondesp) usaram bombas de g�s lacrimog�neo, spray de pimenta e balas de borracha para impedir que os manifestantes avan�acem at� o est�dio. Parte dos manifestantes desceram em dire��o a outra via que d� a acesso � Arena, o Vale dos Barris e Avenida Centen�rio. Uma barreira policial foi montada para impedir o avan�o do grupo. Uma minoria come�ou a furar o bloquei da PM e um segundo confronto foi iniciado. A pol�cia revidou com for�a.

A maioria dos manifestantes pediam aos participanetes do movimento uma a��o sem viol�ncia, mas, mesmo assim alguns cometeram atos de vandalismo, jogando pedras na pol�cia e depredando o patrim�nio p�blico. A pol�cia avan�ou muito com o uso de g�s, spray e balas de borracha. Foram horas de confronto. Os manifestantes recuavam conforme a pol�cia avan�ava e o protesto voltou ao local de origem, o Campo Grande.

Ap�s os protestos, Salvador amanheceu nesta sexta-feira (21) com diversos tra�os de vandalismo no centro da cidade. Ag�ncias banc�rias, pontos de �nibus, telefones p�blicos e at� mesmo a sede da Previd�ncia Social foram alvo de depreda��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir