Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-06-2013

Após protesto, pontos depredados em Vitória somam prejuízos
Cabines foram destruídas e pedágio da Terceira Ponte foi liberado. Mais de 200 vidraças foram quebradas no Tribunal de Justiça do ES.
Após protesto, pontos depredados em Vitória somam prejuízos
Foto: g1.globo.com

Vitória amanheceu com vários pontos destruídos, nesta sexta-feira (21), após o protesto que reuniu mais de 100 mil pessoas, nesta quinta-feira (20). Segundo a Secretaria Estadual de Segurança (Sesp), 60 pessoas foram presas durante a manifestação. No Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), mais de 200 vidraças foram quebradas. Na Terceira Ponte, via que liga Vitória a Vila Velha, os motoristas passaram sem pagar o pedágio, o local teve a sede invadida e todas as cabines danificadas, sendo uma incendiada. Lojas do entorno também depredadas e uma perfumaria foi invadida e saqueada. Vídeo, ao lado, mostra momento em que vândalos saqueiam perfumaria.

Na noite desta quinta-feira (20), mais de 100 mil pessoas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), saíram da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na capital, e caminharam, em passeata, pela Reta da Penha até a Assembleia Legislativa e depois até o Tribunal de Justiça (TJ-ES).

Um outro grupo deixou a Universidade de Vila Velha (UVV), atravessando a Terceira Ponte, e seguiu ao encontro dos demais manifestantes. O protesto seguiu pacificamente, mas foi encerrado com atos de vandalismo por uma minoria.

De acordo com o secretário estadual de Segurança, 60 pessoas foram detidas e levadas para a delegacia, na Grande Vitória. "Tivemos vários focos de enfrentamento durante o protesto, não foi um pequeno grupo. A sede da Petrobras teve os vidros quebrados logo no começo, na Reta da Penha. Infelizmente, a gente não teve um quantitativo tão pequeno como se imagina de infiltrados. Claro que, no universo de 100 mil pessoas, a grande maioria estava dedicada ao momento cívico. Mas o grupo de vândalos que desafiam a polícia é cada vez mais robusto. E nossa atuação tem que ser muito criteriosa para evitar que pessoas no meio da manifestação que não têm nada a ver com o vandalismo sejam atingidas", afirma. A Petrobras informou que nenhum vidro foi quebrado e tudo está normal na sede da empresa.

Uma equipe de policiais civis estiveram na sede do TJ-ES, na Enseada do Suá, para realizar a perícia, na manhã desta sexta-feira. E a polícia tenta localizar os infiltrados responsáveis pelas depredações.

A perfumaria depredada e saqueada, conforme mostra o vídeo, é a O Boticário localizada na Enseada do Suá, em Vitória. O franqueado operador da loja, Hugo Caiado, explicou que os prejuízos ainda sendo levantados, mas ele acredita que cheguem a R$ 20 mil. "Assistimos as imagens e vimos que foi uma ação muito rápida, com participação importante da polícia no sentido de diminuir prejuízos. Temos um esquema de segurança, com câmeras e pessoa contratada para evitar esse tipo de ação, mas que não foi suficiente. Produtos foram roubados, vidraças foram quebradas e a estrutura da entrada da loja, que é de metal, também foi abalada. A loja está aberta nesta sexta, só não está funcionando a pleno vapor.

Não podemos parar", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir