Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-06-2013

Brasil tem que estar pronto para eventuais protestos durante Jornada da Juventude, diz ministro
O governo brasileiro manifestou nesta sexta-feira necessidade de estar preparado caso ocorram manifesta��es no pa�s durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho, que ter� a presen�a do papa Francisco.
Brasil tem que estar pronto para eventuais protestos durante Jornada da Juventude, diz ministro

O governo brasileiro manifestou nesta sexta-feira necessidade de estar preparado caso ocorram manifesta��es no pa�s durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho, que ter� a presen�a do papa Francisco.

"Teremos de estar preparados para a Jornada ocorrer inclusive em um clima em que esteja ocorrendo manifesta��es no pa�s", afirmou o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presid�ncia da Rep�blica, Gilberto Carvalho, um dia ap�s cerca de 1 milh�o de pessoas tomarem as ruas em todo o pa�s.

Suas declara��es foram obtidas pela imprensa em �udio recuperado de grava��o de v�deo de uma reuni�o nesta manh� sobre a Jornada --apenas cinegrafistas e fot�grafos foram autorizados a acompanhar parte do encontro.

Segundo Carvalho, a��es de vandalismo preocupam o governo e n�o devem ser aceitas. As manifesta��es incluem reivindica��es como a melhoria dos servi�os p�blicos e o combate � corrup��o, al�m de reclama��es sobre os gastos para a Copa do Mundo de 2014.

Durante os protestos, inicialmente pac�ficos, foram registrados conflitos com a pol�cia e depreda��o de pr�dios p�blicos.

"O que est� preocupando nos �ltimos momentos? � que as manifesta��es acabam sendo palco para manifesta��es de um tipo de express�o lament�vel e irrespons�vel de vandalismo, que n�o podemos aceitar", disse o ministro.

Ele fez quest�o de reiterar, ao mesmo tempo, que o governo e a presidente Dilma Rousseff "celebram a democracia" e a mobiliza��o popular.

Em Bras�lia, o pr�dio do Itamaraty, sede do Minist�rio das Rela��es Exteriores, teve diversas vidra�as quebradas e foi invadido por cerca de 80 manifestantes na noite de quinta-feira.

Houve epis�dios de viol�ncia em cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Bel�m e Campinas.

Os protestos come�aram h� cerca de duas semanas e prosseguiram mesmo ap�s a demanda inicial da popula��o --a redu��o da tarifa de transporte p�blico-- ter sido atendida em diversos munic�pios, inclusive nas duas maiores cidades do pa�s, S�o Paulo e Rio.

PRONUNCIAMENTO?

Dilma cancelou viagens programadas para os pr�ximos dias, uma delas ao Jap�o. Nesta manh�, a presidente fez uma reuni�o de emerg�ncia para analisar os protestos com o ministro da Justi�a, Jos� Eduardo Cardozo.

Outros ministros chegaram a participar de parte da reuni�o, como Aloizio Mercadante (Educa��o) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Ind�stria e Com�rcio Exterior).

A presidente tem demonstrado preocupa��o com a escalada dos protestos e com a viol�ncia de grupos de manifestantes em algumas capitais.

O l�der do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que se reuniu com Dilma na quinta-feira, sugere que a presidente fa�a um pronunciamento � na��o, de forma "humilde" e "firme".

"A presidente cancelou viagens e reuniu o n�cleo pol�tico central do seu governo para analisar com profundidade, e acho que ela ter� uma posi��o p�blica", afirmou o senador � Reuters nesta sexta. "Creio que a presidente deve falar � na��o ou hoje (sexta-feira) ou amanh� (s�bado)", acrescentou.

Fonte: br.reuters.com/
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir