Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2013

Agências russas asseguram que Snowden não embarcou no avião que partiu para Cuba
A agência russa Interfax assegurou que o antigo consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden, cuja extradição é exigida por Washington, não embarcou no avião que partiu hoje de Moscovo com destino a Cuba.
Agências russas asseguram que Snowden não embarcou no avião que partiu para Cuba
Foto: sicnoticias.sapo.pt

"Eduard Snowden não está no avião, ele não vai nesse voo", declarou uma fonte policial citada pela Interfax.

O avião da Aeroflot levantou voo do aeroporto Sheremetievo de Moscovo rumo a Havana às 14:15 locais (11:15 em Lisboa).

Outra agência russa, a Ria-Novosti, afirma igualmente que os numerosos jornalistas que se encontram no avião não viram Snowden dentro do aparelho.

"As portas do aparelho estão fechadas, foi pedido aos passageiros para ocuparem os seus lugares. O avião começou a rodar na pista. Segundo os numerosos jornalistas que se encontram a bordo, Snowden não está nem na classe business, nem na económica", acrescenta a Ria.

As autoridades norte-americanas poderão obrigar a aterrar no seu território o avião da companhia russa Aeroflot caso transporte o antigo colaborador da NSA para Cuba, escreveu a agência russa Interfax, citando fonte norte-americana.

Segundo essa fonte, "cada Estado, por considerações de segurança civil ou necessidade militar, com base nas normas internacionais vigentes, pode exigir de qualquer aparelho aéreo, na zona da sua responsabilidade de controlo aéreo sobre o seu território, aterre".

O avião da Aeroflot que realiza o voo regular entre Moscovo e Havana costuma passar por uma zona da responsabilidade dos serviços de controlo aéreo de Nova Iorque.

Edward Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional, de 30 anos, é acusado de espionagem depois de ter divulgado documentos sobre programas de vigilância das comunicações.

No domingo, Snowden deixou Hong Kong rumo a Moscovo, apesar de Washington ter pedido a sua detenção e extradição. As autoridades de Hong Kong argumentaram, no entanto, que a documentação apresentada para suportar o pedido de extradição estava incom

Fonte: sicnoticias.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir