Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2013

Equador estuda conceder asilo a ex-agente da CIA
O ministro das Rela��es Exteriores do Equador, Ricardo Pati�o, confirmou ter recebido pedido de asilo pol�tico de Edward Snowden, ex-agente da CIA que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no pa�s.
Equador estuda conceder asilo a ex-agente da CIA
Foto: www.otempo.com.b

O chanceler disse que o governo do presidente equatoriano Rafael Correa analisar� o caso com brevidade, mas n�o mencionou datas.

Ap�s suas revela��es, Snowden fugiu para Hong Kong e, em seguida, para a R�ssia. Em v�rias ocasi�es, ele disse temer pela seguran�a pessoal e de sua fam�lia. O chanceler equatoriano informou que o governo do Equador agir� em rela��o ao ex-agente da CIA como fez com Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, que est� asilado na Embaixada do Equador no Reino Unido.

"O governo do Equador recebeu solicita��o de asilo por parte de Edward Snowden", publicou Pati�o em sua conta na rede social Twitter.

Nos Estados Unidos, Snowden � acusado de espionagem por ter revelado ser a fonte respons�vel por filtrar informa��es sobre o programa secreto de vigil�ncia eletr�nica, mantido pelas autoridades norte-americanas. O caso provocou uma s�rie de rea��es no pa�s, envolvendo cr�ticas e apoio. Segundo Snowden,os Estados Unidos mant�m um programa de monitoramento em n�vel mundial.

Ele disse ser imposs�vel enfrentar um julgamento nos Estados Unidos, pois o governo norte-americano adotar� todos os meios para conden�-lo como traidor da na��o. Anteontem (22), Assange fez um apelo internacional de solidariedade ao governo norte-americano.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir