Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-06-2013

Venezuela diz estar pronta a considerar asilo a Snowden
Enquanto o fugitivo Edward Snowden continua aparentemente escondido no aeroporto de Moscou, o presidente da Venezuela, Nicol�s Maduro, afirmou nesta quarta-feira que seu pa�s estava pronto para considerar um pedido de asilo do americano.
Venezuela diz estar pronta a considerar asilo a Snowden
Foto: extra.globo.com

Snowden, procurado por Washington sob a acusa��o de vazar informa��es secretas, n�o fez reserva em qualquer voo da companhia �rea russa Aeroflot para os pr�ximos tr�s dias. Segundo fontes, ele estaria � espera de uma resposta a um pedido de asilo no Equador.

"Gostar�amos de pensar nisso, porque o asilo � uma medida de prote��o humanit�ria e � um mecanismo da lei humanit�ria internacional, que � popular na Am�rica Latina e sempre foi usada para proteger os desamparados", afirmou Maduro, acrescentando que Snowden ainda n�o tinha feito o pedido oficialmente � Venezuela. "Ningu�m tem o direito de espionar ningu�m e este jovem (Snowden), que falou ao mundo sobre isso, merece prote��o humanit�ria".

Snowden fugiu para Hong Kong depois de revelar publicamente informa��es sobre programas secretos de vigil�ncia do governo dos EUA. Em seguida, voou para Moscou no domingo, fugindo de um pedido de extradi��o dos EUA. O presidente russo, Vladimir Putin, disse na ter�a-feira que Snowden estava na �rea de tr�nsito do aeroporto e que a R�ssia n�o tinha a inten��o de entreg�-lo a Washington.

"Eles n�o est�o voando hoje, e n�o ao longo dos pr�ximos tr�s dias", disse um representante da Aeroflot no balc�o de transfer�ncia do aeroporto de Sheremetyevo quando perguntado se Snowden e sua advogada, Sarah Harrison, tinham passagens para embarcar em algum voo nesta quarta-feira. "Eles n�o est�o no sistema".

Snowden n�o foi visto em p�blico, mas autoridades russas dizem que ele est� no aeroporto, � espera de uma resposta a um pedido de asilo no Equador. O caminho l�gico a seguir, e para o qual ele chegou a ter uma reserva, seria um voo da Aeroflot via Havana.

A oferta de voos alternativos, enquanto os Estados Unidos pressionam outros pa�ses a n�o receb�-lo ou para prend�-lo no momento da chegada, seria limitado.

Putin negou que Snowden estava sendo entrevistado pela intelig�ncia russa e disse que quaisquer acusa��es dos EUA de que Moscou estava ajudando-o eram "del�rios e bobagem".

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir