Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-06-2013

Manifestantes espalham 594 bolas no gramado em frente ao Congresso
Cruzes nas bolas simbolizam mortes por falta de sa�de e seguran�a. Grupo pretende chutar bolas �s 17h em dire��o ao pr�dio do Congresso.
Manifestantes espalham 594 bolas no gramado em frente ao Congresso
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Dez manifestantes da ONG Rio da Paz colocaram, na manh� desta quarta-feira (26), 594 bolas de futebol no gramado em frente ao Congresso Nacional, em Bras�lia. Segundo eles, as bolas representam cada um dos deputados e senadores e o objetivo do protesto � dizer aos parlamentares que "a bola est� com eles". �s 17h, o grupo pretende chutar as bolas em dire��o ao Congresso para pedir aten��o �s recentes manifesta��es no pa�s.

"Estamos passando a bola para o Congresso", disse Ant�nio Carlos Costa, um dos integrantes do movimento. "Para eles fazerem o gol."

Com tinta vermelha, membros da organiza��o pintaram cruzes vermelhas nas bolas para representar as mortes por falta de seguran�a e sa�de no pa�s.

Costa afirma que a rejei��o da PEC 37, que limita o poder de investiga��o do Minist�rio P�blico ocorrida na noite desta ter�a-feira (24) na C�mara dos Deputados tem rela��o direta com os protestos. "Porque fizeram isso ontem e n�o fizeram isso antes, mas somente ap�s as manifesta��es?" diz.

"O Congresso est� pressionado com as manifesta��es e est� atendendo ao pedido das ruas", disse Costa. "Todos est�o com medo das ruas."

PEC 37
A C�mara dos Deputados derrubou por 430 votos a nove (e duas absten��es) a PEC que impedia o Minist�rio P�blico de promover investiga��es criminais por conta pr�pria.
O texto da chamada PEC 37 (entenda) previa compet�ncia exclusiva da pol�cia nessas apura��es. Com a decis�o da C�mara, a proposta ser� arquivada.

Pela proposta de altera��o na carta constitucional, promotores e procuradores n�o poderiam mais executar dilig�ncias e investiga��es pr�prias � apenas solicitar a��es no curso do inqu�rito policial e supervisionar a atua��o da pol�cia. A rejei��o da proposta era uma das reivindica��es dos protestos de rua que se espalharam em todo o pa�s.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir