Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-06-2013

Obama diz que não enviará aviões para interceptar Snowden
Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira em Dacar, no Senegal, que não enviará aviões americanos para deter Edward Snowden, o ex-técnico da CIA acusado de espionagem e que permanece na zona de trânsito do aeroporto de Moscou.
Obama diz que não enviará aviões para interceptar Snowden
Foto: noticias.portalbraganca.com.br

"Não vou enviar um avião para deter um hacker de 29 anos, mas faremos todo o possível para que seja preso e julgado", afirmou Obama.

O presidente americano fez essas declarações durante uma entrevista coletiva conjunta com seu colega senegalês, Macky Sall, no início de sua viagem pela África Subsaariana.

Obama também afirmou que não abordou esse assunto com o presidente russo, Vladimir Putin, e que os Estados Unidos usarão todos os canais para deter Snowden.

"Estamos seguindo os canais ordinários para prender Snowden. É um tema que pretendemos tramitar de forma rotineira. Não chamei Putin, pois não é necessário pechinchar para submeter um cidadão à Justiça de seu país", disse o líder americano.

Além disso, Obama lamentou que não exista um acordo de extradição entre os Estados Unidos e a Rússia, pois isso dificulta a entrega do ex-empregado da CIA.

Snowden, que revelou à imprensa detalhes de programas secretos de vigilância em massa de comunicações telefônicas e na internet, enfrente em seu país acusações por violar a lei de espionagem.

Obama iniciou nesta quinta-feira, no Senegal, uma viagem por países da África Subsaariana, que passará pela África do Sul e Tanzânia, a fim de potencializar o comércio, o investimento e as oportunidades econômicas, assim como o apoio à consolidação da democracia na região.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir