Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 29-06-2013

Estudante do DF perde 56 kg, ganha vida social e pretende se casar logo
Silom Brand�o, de 24 anos, malha seis vezes por semana e come melhor. Jovem tamb�m trocou jogos de tiro online por "peladas" com os amigos.
Estudante do DF perde 56 kg, ganha vida social e pretende se casar logo
Foto: g1.globo.com

Foi ao jogar bola com os amigos, h� dois anos, que o estudante de computa��o Silom Brand�o, de 24 anos, machucou o tornozelo, ficou cinco meses parado e ganhou 50 kg. As madrugadas na frente do computador, disputando jogos online de tiro, e os lanches noturnos � base de pizza, cachorro-quente, bolos, bolachas recheadas e refrigerante tamb�m contribu�ram para que o jovem saltasse de 100 kg para 150 kg, em 1,95 m de altura.

"Nesse per�odo, relaxei na alimenta��o, n�o tive controle nenhum, e ficava o dia todo no computador. A� entrei em depress�o, n�o tinha vontade de fazer nada, passava o dia todo dentro de casa. Minha autoestima foi para o fundo do po�o", lembra Silom, que mora na regi�o administrativa Guar� II, a 11 km de Bras�lia.

Na virada de 2011 para 2012, por�m, o jovem percebeu que queria um novo ano diferente. Passadas as festas de Natal e r�veillon, a primeira medida foi cortar o refrigerante, que acompanhava Silom diariamente, do caf� da manh� at� o amanhecer seguinte.

"Nas duas primeiras semanas, foi muito dif�cil, achei que n�o daria conta. Mas, se voc� coloca uma coisa na cabe�a, tente focar, que vai obter resultado", destaca. Em seguida, a restri��o atingiu frituras, pizzas, biscoitos, chocolates e afins.

"Como de tudo, mas de uma forma bem moderada. �s vezes, dou uma escapulida, mas "des�o a lenha" na academia depois e fecho um pouco a boca", afirma.

Ap�s a mudan�a na dieta, o segundo passo foram, na verdade, v�rios. O estudante come�ou a caminhar, sempre � noite, para que ningu�m o visse com todo aquele peso. No come�o, os exerc�cios duravam 15 minutos, tr�s vezes por semana. E os resultados vieram logo no primeiro m�s: 12 kg a menos na balan�a.

"Fiquei t�o entusiasmado. N�o tive ajuda de ningu�m, nem de nutricionista, nem de academia, nada. Mas recebi apoio dos meus irm�os e das minhas tias e primas que moram no Mato Grosso do Sul", conta.

Da caminhada � corrida
Em julho do ano passado, Silom completou sua primeira corrida de 8 km pelas ruas de Guar� II.

"Chorei tanto nesse dia, foi muita emo��o. Passei por cada coisa, que s� Deus mesmo para saber. Foi muita humilha��o, preconceito", revela.

De l� para c�, ele come�ou a namorar, voltou a jogar as "peladas" de fim de semana com os amigos e entrou na academia, aonde vai de segunda a s�bado. Durante 1h30 a 2h, faz muscula��o e atividades aer�bicas. Dessa forma, j� perdeu 56 kg � chegou aos 94 kg �, ganhou 2 kg de massa muscular e a pele que sobrou no abd�men est� quase normal.

Hoje, o estudante corre duas vezes por semana � se continuasse no ritmo anterior, "ia virar um queniano" �, durante 45 minutos, em ritmo acelerado. Ao todo, ele percorre entre 7,5 km e 8 km.

"O que mais perdi foi barriga. Quando sentava, ca�a tudo para frente. Hoje me sinto bem melhor, minha namorada fala que est� bom, que melhorou demais", comemora.

Silom conheceu Tamires pela internet, em um site de relacionamentos, quando ele estava com 120 kg, no meio do processo de reeduca��o alimentar.

Os dois come�aram a namorar em dezembro de 2012 e, h� tr�s meses, moram juntos. Eles pretendem noivar em breve, e o casamento deve ser no ano que vem. At� l�, Tamires tamb�m quer afinar a silhueta e "enxugar" 10 kg.

"Ela j� cortou doces, refrigerante, incluiu frango grelhado, alface. Al�m disso, estamos indo juntos � academia", diz.

Press�o alta, dor lombar e gordura

Com a redu��o de peso, Silom viu, ainda, sua press�o arterial diminuir, de 15 de m�xima para 12/8 atualmente. Outra melhora foi na dor na coluna lombar, que havia piorado no per�odo em que o jovem passava horas sentado na frente do computador. Ele acredita que as corridas e a academia ajudaram muito a amenizar o problema.

"Al�m disso, quando entrei na academia, meu percentual de gordura era de 25%. Agora tenho 17%, e meu objetivo � chegar aos 10%", revela o estudante, que chegou a usar cal�a tamanho 54 e camisa XG � hoje veste 46 e G, respectivamente, de um guarda-roupa totalmente renovado. As pe�as antigas foram doadas para funcion�rios do condom�nio onde ele mora.

Vindo de uma adolesc�ncia com sobrepeso e uma fam�lia com mais pessoas na luta contra a balan�a � o irm�o mais novo perdeu 30 kg em 2007 e o pai emagreceu 15 kg �, Silom faz planos para o futuro e para a barriga.

"O pouquinho de pele que ainda tenho d� para eliminar com a academia at� outubro. No casamento, quero ter um tanquinho j�. Espero ganhar mais massa magra, manter o peso e esse estilo de vida mais saud�vel. Quando tiver filhos, vou ensin�-los desde pequenos: vai ter suco natural da fruta, nada de refrigerante", ressalta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir